CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Code: 105-133
127
406
Título

CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

ISBN

978-65-89826-09-5

DOI
10.37885/978-65-89826-09-5
Publicado em

04/05/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

310

19

1

1

Organizadores:
  • Danielly de Sousa Nóbrega

    Danielly de Sousa Nóbrega

  • Livia Fernandes dos Santos

    Livia Fernandes dos Santos

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática. Desejo à você uma excelente leitura.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

19 Capítulos

Capítulo 1

CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA OENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Fernandes, Lívia dos Santos
Vidal, Wellington Rodrigues
Nóbrega, Danielly se Sousa
10.37885/201202476
Capítulo 2

A REALIDADE DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATUAL E ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA A MUDANÇA

Menezes, Maria Cilene Freire de
Lira-da-Silva, Rejâne Maria
10.37885/210102800
Capítulo 3

O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: APOIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ribeiro, Osmando Barbosa da Silva
Chaves, Priscila da Silveira
Lelis Junior, José Afonso
Coutinho Júnior, Héliton Gilmar
Penido, Paulo Alfredo Gonçalves
Nogueira, Ewerton Augusto de Sousa
10.37885/210102919
Capítulo 4

DA CULTURA POPULAR À CULTURA CIENTÍFICA: SAMBAS-ENREDOS COMO INSTRUMENTOS PARA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

Rosse, Cássio Gomes
Quirino, Iara da Silva
Santos, Georgianna Silva dos
10.37885/210203056
Capítulo 5

A SUBJETIVIDADE SOCIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Yano, Victtor Takeshi
Alves, José Moyses
Cunha, André Luiz Rodrigues dos Santos
10.37885/210203337
Capítulo 6

O ENSINO DO “FAZER” CIÊNCIAS: DO NOVO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO À REVISÃO INTEGRATIVA (RI)

Carvalho, Evellin Souza de
Galego, João Pedro Crevonis
Caires, Leticia Rinaldi de
Marquito, Malvina Isabel
10.37885/210303452
Capítulo 7

PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Santos, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos
Souza, Eduarda Vieira de
Moreira, Letícia Leal
Mota, João Victor Moreira
Lampe, Leandro
Souza, Suzana Rosa de
Silva, Vitória Schiavon da
Alves, Litielli de Lima
10.37885/210303640
Capítulo 8

CONCHA ACÚSTICA E FORNO SOLAR: UTILIZANDO REFLETORES PARABÓLICOS COMO FORMA DE CAPTAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE ENERGIA

Dias Junior, Elton
Modesto, Camila de Fátima
Nascimento, Vinicius Vitor do
Silva, Lucas Gonçalves da
Delfino, Lucas Gerson Hodsi de Lima
Tosin, Victor Antonio Gil
10.37885/210303693
Capítulo 9

LUDICIDADE E CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA

Magno, Cleide Maria Velasco
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
10.37885/210303826
Capítulo 10

O ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS COM METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Machado, Cleide Renata da Silva
Fraiha-Martins, France
10.37885/210303844
Capítulo 11

A “EVOLUÇÃO” NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO

Nogueira, David Silva
Ximenes, Aline Mourão
Santos, Daniel Silva dos
Anjos, Maeda Batista dos
Neves, Rogério de Oliveira
Carvalho, Natalia Dayane Moura
10.37885/210303860
Capítulo 12

EXPERIMENTAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Fantin, Cleiton
Oliveira, Rosa Amanda da Silva
10.37885/201202364
Capítulo 13

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA METACOGNITIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Tavares, Laís Conceição
Müller, Regina Celi Sarkis
Fernandes, Adriano Caldeira
10.37885/210303880
Capítulo 14

A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS

Aguiar, Carlos Eduardo Pereira
Castilho, Roberto Barbosa
10.37885/210303975
Capítulo 15

A IMPORTÂNCIA DAS DIVULGAÇÕES E APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS PARA O ENSINO DA NANOTECNOLOGIA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Silva, Kesia Filadelfia Dionizio
Santos, Anyelly Gomes
10.37885/210303976
Capítulo 16

SALA DE AULA INVERTIDA E INDICADORES DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE CASO

Monteiro, Jeirla Alves
Sales, Gilvandenys Leite
Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de
Silva, Bento Duarte da
10.37885/210303987
Capítulo 17

EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA ABORDAGEM POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luca, Anelise Grünfeld de
Santos, Sandra Aparecida dos
Del Pino, José Claudio
10.37885/210304033
Capítulo 18

FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E INTERDISCIPLINARIDADE PELA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM PARCERIA COLABORATIVA

Martins, Jose Pedro de Azevedo
Schnetzler, Roseli P.
10.37885/210404078
Capítulo 19

ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O USO DE SMARTPHONES EM SIMULAÇÕES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA

Saraiva, Gilberto Dantas
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Ariston, Marília Marinho
Aquino, Alessandra Alexandrino
Castro, Antônio Joel Ramiro de
10.37885/210303878