O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: APOIO AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Osmando Barbosa da Silva Ribeiro
Ribeiro, Osmando Barbosa da Silva
Priscila Da Silveira Chaves
Chaves, Priscila da Silveira
José Afonso Lelis Junior
Lelis Junior, José Afonso
Héliton Gilmar Coutinho Júnior
Coutinho Júnior, Héliton Gilmar
Paulo Alfredo Gonçalves Penido
Penido, Paulo Alfredo Gonçalves
Ewerton Augusto de Sousa Nogueira
Nogueira, Ewerton Augusto de Sousa
04/05/2021
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
O ensino de Astronomia é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelo Currículo Básico Comum de Minas Gerais para todas as etapas da Educação Básica. A Astronomia é um tema que desperta grande interesse das pessoas em geral e tem um grande potencial para motivar os estudantes no processo educativo. No entanto, é muito pouco explorada no ensino. Uma das razões para isso é que os professores se sentem despreparados para trabalhar com a Astronomia. No Brasil existe uma carência de espaços não formais de educação para apoiar o ensino de ciências, como museus, planetários e observatórios. As ações desenvolvidas no Observatório Astronômico da Universidade de Itaúna contribuem para suprir parte dessa carência na região. Entre os resultados obtidos podemos destacar uma aproximação da universidade com a comunidade escolar e com a comunidade em geral, a inserção da Astronomia na formação de estudantes de licenciatura, o envolvimento de estudantes em atividades de extensão, o estabelecimento de um espaço onde interessados em astronomia e assuntos afins podem buscar conhecimento e trocar experiências.
Ensino de Astronomia. Educação não formal. Observatório astronômico.
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