O ENSINO DO “FAZER” CIÊNCIAS: DO NOVO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO À REVISÃO INTEGRATIVA (RI)
Evellin Souza de Carvalho
Carvalho, Evellin Souza de
João Pedro Crevonis Galego
Galego, João Pedro Crevonis
Leticia Rinaldi de Caires
Caires, Leticia Rinaldi de
Malvina Isabel Marquito
Marquito, Malvina Isabel
04/05/2021
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Uma aula de ciências pode despertar curiosidade dos alunos em muitos temas. Foi assim com uma aluna sobre o consumo dos “fast-foods”. Ela descobriu por pesquisas que a má alimentação propicia a acidez bucal e implicações dentárias, tais como cárie, erosão dentária e desmineralização. Mas que a má alimentação é um problema já não é novidade, principalmente no meio odontológico. Mas, instigada pelos professores e pelo método científico a pequena pesquisadora queria desenvolver um novo tratamento e assim o fez, além disso, o analisou por técnicas laboratoriais e se aprofundou na temática por meio de uma Revisão Integrativa. Bom, o capítulo irá demonstrar como o professor pode alimentar o estudante que tem fome de saber, demonstrar como articular conhecimentos das ciências, até mesmo em período pandêmico e espaços informais. Portanto, o professor como agente de mudança pode se armar do ensino de "fazer" ciências, acarretando na investigação e solução de problemas na sociedade.
Educação; Ciências; Método; Pesquisa.
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