O ENSINO DO “FAZER” CIÊNCIAS: DO NOVO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO À REVISÃO INTEGRATIVA (RI)

Code: 210303452
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Título

O ENSINO DO “FAZER” CIÊNCIAS: DO NOVO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO À REVISÃO INTEGRATIVA (RI)

Autores(as):
  • Evellin Souza de Carvalho

    Carvalho, Evellin Souza de

  • João Pedro Crevonis Galego

    Galego, João Pedro Crevonis

  • Leticia Rinaldi de Caires

    Caires, Leticia Rinaldi de

  • Malvina Isabel Marquito

    Marquito, Malvina Isabel

DOI
10.37885/210303452
Publicado em

04/05/2021

Páginas

77-94

Capítulo

6

Resumo

Uma aula de ciências pode despertar curiosidade dos alunos em muitos temas. Foi assim com uma aluna sobre o consumo dos “fast-foods”. Ela descobriu por pesquisas que a má alimentação propicia a acidez bucal e implicações dentárias, tais como cárie, erosão dentária e desmineralização. Mas que a má alimentação é um problema já não é novidade, principalmente no meio odontológico. Mas, instigada pelos professores e pelo método científico a pequena pesquisadora queria desenvolver um novo tratamento e assim o fez, além disso, o analisou por técnicas laboratoriais e se aprofundou na temática por meio de uma Revisão Integrativa. Bom, o capítulo irá demonstrar como o professor pode alimentar o estudante que tem fome de saber, demonstrar como articular conhecimentos das ciências, até mesmo em período pandêmico e espaços informais. Portanto, o professor como agente de mudança pode se armar do ensino de "fazer" ciências, acarretando na investigação e solução de problemas na sociedade.

Palavras-chave

Educação; Ciências; Método; Pesquisa.

Autor(a) Correspondente
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