EXPERIMENTAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 201202364
23
8
Título

EXPERIMENTAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Cleiton Fantin

    Fantin, Cleiton

  • Rosa Amanda da Silva Oliveira

    Oliveira, Rosa Amanda da Silva

DOI
10.37885/201202364
Publicado em

04/05/2021

Páginas

176-193

Capítulo

12

Resumo

A educação encontra-se estagnada em um grave caso de abandono em esferas preocupantes, no que diz respeito a formação educacional dos alunos das escolas públicas de Manaus-AM e de todo país. Os profissionais encontram-se desmotivados e acomodados à uma rotina escolar antiga e arcaica prejudicando assim o desempenho de seus alunos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e social; os alunos tornam-se fiéis copiadores dos conceitos transmitidos em sala de aula pelo professor. Objetivando modificar a rotina escolar dos alunos do 8°ano da Escola Estadual Professora Alda Barata, Manaus-AM, foi desenvolvida uma metodologia alternativa de ensino visando apresentar uma proposta educacional alternativa na área de Ciências e Biologia, trabalhando o tema base da disciplina, a Biologia Celular, de uma forma diferenciada utilizando-se de recursos didáticos diversificados buscando obter a atenção dos alunos, despertar o seu interesse pelas aulas e desenvolver o processo cognitivo dos mesmos. A experimentação foi utilizada como principal auxílio para a interação dos alunos com o conteúdo trabalhado, onde tiverem a oportunidade de materializar o conteúdo exposto e assim relacioná-lo em atividades realizadas posteriormente. O alto índice de alunos com pontuações acima da média no desenvolvimento das atividades propostas evidenciou o êxito da utilização de novas metodologias de ensino nas atividades escolares rompendo com a formalidade instituída na execução das aulas de Biologia Celular por parte dos professores de Ciências e Biologia. Foi constado também o aumento de interesse dos alunos em relação às aulas desenvolvidas de acordo com a proposta educacional alternativa. Portanto conclui-se que a utilização da metodologia alternativa de ensino agregou aos alunos conhecimento, através das dinâmicas educacionais as quais os mesmos até então não haviam tido contato.

Palavras-chave

aula; metodologia; ensino; proposta; Biologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.