A IMPORTÂNCIA DAS DIVULGAÇÕES E APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS PARA O ENSINO DA NANOTECNOLOGIA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 210303976
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Título

A IMPORTÂNCIA DAS DIVULGAÇÕES E APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS PARA O ENSINO DA NANOTECNOLOGIA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores(as):
  • Kesia Filadelfia Dionizio Silva

    Silva, Kesia Filadelfia Dionizio

  • Anyelly Gomes Santos

    Santos, Anyelly Gomes

DOI
10.37885/210303976
Publicado em

04/05/2021

Páginas

227-239

Capítulo

15

Resumo

Este artigo problematiza e revisa a importância das divulgações e aproximações conceituais da nanotecnologia no ensino de ciências. Esse estudo tem como objetivo fazer uma revisão dos dados já descritos na literatura sobre o processo de ensino e aprendizagem da nanotecnologia e apresentar uma revisão teórica argumentativa e crítica dos principais dilemas, métodos, ideias e resultados encontrados na literatura. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo tendo como critério a análise de obras publicadas entre 2010 e 2020. Todas as obras foram coletadas por meio das bases de dados de pesquisas convencionais, Google Acadêmico, Web of Science e SciELO. Os principais resultados mostraram que a abordagem sobre a nanotecnologia durante os momentos de aulas ainda é bastante tímido, com professores se sentindo despreparados para trabalhar o tema nanotecnologia em aula e a pequena quantidade de ferramentas e metodologias disponíveis que facilitem o ensino no novo cenário de aulas em ambientes de ensino virtuais. No Brasil ainda é encontrado muitos desafios a serem vencidos uma vez que o ensino de nanotecnologia é bastante tímido e o incentivo por parte das políticas pública é escasso.

Palavras-chave

Ensino da Nanotecnologia, Aproximações Conceituais, Divulgações, COVID-19.

Autor(a) Correspondente
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