A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS

Code: 210303975
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Título

A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS

Autores(as):
  • Carlos Eduardo Pereira Aguiar

    Aguiar, Carlos Eduardo Pereira

  • Roberto Barbosa Castilho

    Castilho, Roberto Barbosa

DOI
10.37885/210303975
Publicado em

04/05/2021

Páginas

214-226

Capítulo

14

Resumo

O presente trabalho é um estudo embasado em uma revisão bibliográfica de artigos de pesquisa que abordam a experimentação, em sala de aula, como uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem de ciências, especificamente em Física, na construção do conhecimento científico e, em relatos de experiências com estudantes do 9º ano do segmento fundamental de uma escola da rede pública de Manaus. Com base nessa revisão, propomos uma discussão sobre uma metodologia para a experimentação, que possa promover competências e habilidades que desenvolvam nos discentes uma aprendizagem relevante acerca dos conceitos de eletricidade do componente curricular de Física, presentes em fenômenos cotidianos, fundamentais para a educação escolar e, que vá além de um roteiro de procedimentos. A metodologia proposta neste trabalho, não é a de reforço do aprendizado de conteúdos teóricos ministrados, nem tampouco o uso da experimentação como mero recurso ilustrativo. Não pretendemos substituir as abordagens tradicionais, mas sim usar a experimentação como modo de instigar e motivar os discentes a reavaliar seus próprios conceitos e modelos acerca de fenômenos reais atribuindo relevância, inclusive, a possíveis “erros” decorrentes da primeira experiência”.

Palavras-chave

Obstáculos epistemológicos, Conhecimento científico, Competências e habilidades

Autor(a) Correspondente
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