A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS
Carlos Eduardo Pereira Aguiar
Aguiar, Carlos Eduardo Pereira
Roberto Barbosa Castilho
Castilho, Roberto Barbosa
04/05/2021
214-226
14
CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
O presente trabalho é um estudo embasado em uma revisão bibliográfica de artigos de pesquisa que abordam a experimentação, em sala de aula, como uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem de ciências, especificamente em Física, na construção do conhecimento científico e, em relatos de experiências com estudantes do 9º ano do segmento fundamental de uma escola da rede pública de Manaus. Com base nessa revisão, propomos uma discussão sobre uma metodologia para a experimentação, que possa promover competências e habilidades que desenvolvam nos discentes uma aprendizagem relevante acerca dos conceitos de eletricidade do componente curricular de Física, presentes em fenômenos cotidianos, fundamentais para a educação escolar e, que vá além de um roteiro de procedimentos. A metodologia proposta neste trabalho, não é a de reforço do aprendizado de conteúdos teóricos ministrados, nem tampouco o uso da experimentação como mero recurso ilustrativo. Não pretendemos substituir as abordagens tradicionais, mas sim usar a experimentação como modo de instigar e motivar os discentes a reavaliar seus próprios conceitos e modelos acerca de fenômenos reais atribuindo relevância, inclusive, a possíveis “erros” decorrentes da primeira experiência”.
Obstáculos epistemológicos, Conhecimento científico, Competências e habilidades
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.