O ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS COM METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Cleide Renata da Silva Machado
Machado, Cleide Renata da Silva
France Fraiha-Martins
Fraiha-Martins, France
04/05/2021
144-157
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
O presente artigo apresenta como objetivo compreender que significados os estudantes atribuem às práticas de ensino de biologia que privilegiam as tecnologias digitais e a participação ativa dos estudantes na construção de conhecimentos biológicos. Esta pesquisa apresenta delineamento qualitativo na modalidade narrativa. Foi desenvolvida em uma escola da rede estadual no município de Abaetetuba/PA, com estudantes do ensino médio, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática em oito etapas. Os principais referenciais teóricos assumidos foram: Oliveira (2009), Seber (1997), Colomina e Onrubia, (2004). Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise do material empírico produzido. Os resultados revelam que a prática de ensino de biologia desenvolvida, torna-se potencialmente válida por promover a aprendizagem por meio de discussão e reflexão sobre questões sociais, por oportunizar a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, além de contribuir para mudança de atitude do professor em situações de ensino, bem como do estudante para assunção da corresponsabilidade por suas aprendizagens.
ensino de biologia, metodologia ativa, tecnologias digitais.
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