O ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS COM METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Code: 210303844
26
6
Título

O ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS COM METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores(as):
  • Cleide Renata da Silva Machado

    Machado, Cleide Renata da Silva

  • France Fraiha-Martins

    Fraiha-Martins, France

DOI
10.37885/210303844
Publicado em

04/05/2021

Páginas

144-157

Capítulo

10

Resumo

O presente artigo apresenta como objetivo compreender que significados os estudantes atribuem às práticas de ensino de biologia que privilegiam as tecnologias digitais e a participação ativa dos estudantes na construção de conhecimentos biológicos. Esta pesquisa apresenta delineamento qualitativo na modalidade narrativa. Foi desenvolvida em uma escola da rede estadual no município de Abaetetuba/PA, com estudantes do ensino médio, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática em oito etapas. Os principais referenciais teóricos assumidos foram: Oliveira (2009), Seber (1997), Colomina e Onrubia, (2004). Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise do material empírico produzido. Os resultados revelam que a prática de ensino de biologia desenvolvida, torna-se potencialmente válida por promover a aprendizagem por meio de discussão e reflexão sobre questões sociais, por oportunizar a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, além de contribuir para mudança de atitude do professor em situações de ensino, bem como do estudante para assunção da corresponsabilidade por suas aprendizagens.

Palavras-chave

ensino de biologia, metodologia ativa, tecnologias digitais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.