Aceitamos diferentes tipos de artigos para a publicação no formato de capítulo de livro. Todos os tipos de artigos compartilham das mesmas normas listadas em Normas Gerais e Seções Comuns. No entanto, estruturas específicas se aplicam a cada Tipo de Artigo que estão listadas em Seções Específicas.
Cada tipo de artigo possui uma estrutura específica, porém todos os tipos de artigos utilizam das mesmas seções relacionadas em Seções Comuns, abaixo verifique quais seções específicas devem compor o seu artigo e siga as normas listadas em Seções Específicas.
Disponibilizamos um modelo para cada tipo de artigo na seçãoDownloads dos Modelos.
Os artigos originais devem apresentar originalidade e oferecer avanços teóricos, empíricos, experimentais e/ou metodológicos para seus respectivos campos de pesquisa. Achados nulos e negativos e reanálises de estudos anteriores que levem a novos resultados, bem como resultados confirmatórios, também são aceitos.
Revisões narrativas não utilizam metodologia definida a priori para seu desenvolvimento, ficando a cargo dos autores a identificação e seleção de estudos, sua análise e interpretação, focam na descrição e discussão do estado da arte do tema da pesquisa. A revisão pode refletir o ponto de vista dos autores ou seus conflitos de interesse (de cunho financeiro ou não), e os artigos referenciados podem ter sido escolhidos com base a defender esses argumentos.
Revisão Integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e dentro de um tema específico. Deve objetivar-se em responder a uma pergunta específica e de relevância, descrevendo o processo e os critérios utilizados para a pesquisa.
Revisão Sistemática é um método utilizado na avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos. Busca coletar toda a evidência empírica que se encaixa em critérios de elegibilidade pré-definidos, com o objetivo de responder uma questão específica. Utiliza métodos sistemáticos que são selecionados com o objetivo de minimizar vieses, assim fornecendo resultados mais confiáveis, com os quais conclusões podem ser feitas e decisões tomadas.
Os estudos de caso são baseados em um processo ou um registro de pesquisa relevantes e inovadoras sobre o desenvolvimento de uma pessoa, grupo ou situação durante um período. Considerados uma investigação empírica que investiga a aplicação da pesquisa através de contextos reais ou cenários imaginados. O estudo de um caso real ou um estudo de caso hipotético usado como exercício de ensino também se encaixaria nessa categoria.
Relato de Experiência é um método que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a área da pesquisa. É a descrição de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias. O relato deve ser feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
Protocolos de Práticas são formas organizadas e ordenadas de realizar a atividade em determinado contexto acadêmico e/ou profissional para finalidades específicas. Com o intuito de sintetizar contribuições para a prática de alto nível e em diferentes contextos. Nessas publicações, os autores são convidados a contribuir com protocolos que expressam as alternativas inovadoras para a prática profissional e acadêmica, visando a solução de problemas em contextos específicos. Da informática à educação, perpassando pela engenharia, psicologia, administração e até mesmo por agronomia e ciências exatas, como a química e a física. O uso de protocolos se mostra como iniciativas eficazes para oferecer de forma rápida e precisa a melhor solução pelo melhor custo-benefício. Compartilhe sua expertise, multiplique seu impacto, torne-se um autor de protocolos e práticas profissionais e acadêmicas.
[NOME DA PRÁTICA] + [PÚBLICO-ALVO] + [RESULTADOS]
Gamificação entre estudantes de medicina para desenvolvimento de habilidades interpessoais
[Gamificação Nome da prática] [entre estudantes de medicina Público-alvo] para [desenvolvimento de habilidades interpessoaisResultados]
Todos os tipos de artigos utilizam das mesmas seções listadas abaixo. No entanto, estruturas específicas se aplicam a cada Tipo de Artigo listados em Seções Específicas
A introdução deve fornecer aos leitores as informações de contexto necessárias ao entendimento do seu estudo e as razões pelas quais você conduziu seus experimentos, ainda deve responder à pergunta: que questão/problema foi estudado? Ao descrever o contexto do seu estudo, certifique-se de que suas citações sejam: bem balanceadas, atuais e relevantes.
Aqui, estão listadas as Seções Específicas que complementam as Seções Comuns, para cada tipo de artigo é necessário verificar quais das seções abaixo são exigidas, então siga as normas equivalentes para completar a estrutura do artigo.
Essa seção deve fornecer aos leitores todos os detalhes sobre como você conduziu o seu estudo. Você pode:
Apresente os resultados encontrados, mas não inclua interpretações ou discuta suas implicações. Você pode:
Deve interpretar os seus resultados, do mais importante para o menos importante. Você pode:
Apresente em um parágrafo final e de forma sucinta, isto é, sem comentários nem explicações adicionais baseando-se apenas nos resultados apresentados. Não devem possuir abreviaturas.
Deve ser utilizada para as pesquisas que não apresentam objetivos e por isso não tem um fechamento, mas deve ser pertinente aos dados apresentados. Você pode:
Deve apresentar as abordagens de revisões/técnicas/metodológicas que foram utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa. Independente do campo de estudos ao qual a pesquisa se insere, os procedimentos devem estar descritas de forma precisa e detalhada. Você pode:
No detalhamento do caso a sequência deve ser cronológica, organizada, com detalhes suficientes para que o leitor estabeleça sua interpretação, eliminando dados supérfluos, dados confusos ou não confirmados. Em se tratando de vários casos, estes devem ser sequencialmente relatados. Você pode:
No detalhamento da experiência a sequência dos fatos devem ser apresentados de forma cronológica, organizada, com detalhes suficientes para que o leitor estabeleça sua interpretação, eliminando dados supérfluos, dados confusos ou não confirmados. Deve ser contextualizado em apenas uma experiência, evitando-se assim o desencadeamento de temas aleatórios. Você pode:
No detalhamento do protocolo de práticas a sequência deve ser cronológica, organizada, com detalhes suficientes para que o leitor estabeleça sua interpretação e sintetize as melhores evidências qualitativas e quantitativas para atuação em diferentes espaços.
O detalhamento deve obrigatoriamente contextualizar as seções e questionamentos listados abaixo:
* A avaliação pode ser qualitativa, quantitativa ou mista, mas deve ter coerência com a proposta. Caso não se tenha avaliado resultados no médio e longo prazo, desconsidere esses tópicos na formulação do seu artigo.
Para melhor entendimento das normas, sugerimos efetuar o download do modelo equivalente ao tipo de trabalho que deseja publicar.