LUDICIDADE E CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA
Cleide Maria Velasco Magno
Magno, Cleide Maria Velasco
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
04/05/2021
128-143
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
A educação em comunidades ribeirinhas da Amazônia é um desafio devido as suas peculiaridades multifacetadas. Neste sentido, este estudo apresenta uma estratégia de ensino associando atividades lúdicas e a abordagem CTS por meio de temas, com o objetivo de investigar a potencialidade dessa associação no processo de ensino aprendizagem de estudantes de turmas multisseriadas da Educação Básica. O tema que emergiu foi “meio de transportes” e surgiu durante uma atividade anterior com o jogo de tabuleiro “semáforo”. A pesquisa foi realizada em uma Unidade Pedagógica, localizada em área de várzea, com estudantes de turmas multisseriadas, do 3º ao 5º ano da Educação Básica, no estado do Pará. Os estudantes tiveram como atividade a construção de barquinhos de forma criativa e lúdica. Os questionamentos que surgiram no desenvolvimento da atividade estimularam o pensamento crítico. Concluímos que a ludicidade aliada a temas com abordagem CTS foi uma estratégia apropriada para o ensino e aprendizagem de conceitos abstratos e complexos nas séries iniciais, pois favorece a criatividade, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os envolvidos, para a compreensão dos problemas sociopolíticos e ambientais da contemporaneidade, na perspectiva de uma formação cidadã.
ludicidade, CTS, ribeirinhos da Amazônia, educação básica.
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