A REALIDADE DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATUAL E ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA A MUDANÇA
Maria Cilene Freire de Menezes
Menezes, Maria Cilene Freire de
Rejâne Maria Lira-da-silva
Lira-da-Silva, Rejâne Maria
04/05/2021
22-33
2
CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
O presente trabalho possui natureza teórica e tem como objetivo expressar e discutir os resultados de algumas pesquisas nacionais e internacionais sobre o tipo de Educação Científica-EC que vem sendo desenvolvida nas escolas, especialmente do Ensino Fundamental, bem como as estratégias de ensino e aprendizagem que alguns especialistas vêm delineando para se alcançar uma EC mais eficaz. Para isso, tomamos como referência os resultados de três relatórios internacionais que discutem essas questões, além de livros e artigos de outros especialistas nacionais e internacionais. Os resultados demonstram que o ensino de ciências não só no Brasil, mas também nos países da União Europeia e nos Estados Unidos ainda é bastante precário, principalmente no Ensino Fundamental. No entanto, observamos, também, que algumas abordagens de ensino que vêm sendo desenvolvidas tem-se mostrado promissoras na concretização da EC.
Educação cientifica. Ensino fundamental. Estratégias de ensino e aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.