EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA ABORDAGEM POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA ABORDAGEM POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Anelise Grünfeld de Luca
Sandra Aparecida dos Santos
José Claudio Del Pino
03/05/2021
259-270
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A experimentação ainda tem sido motivo de muitas discussões quanto a sua efetividade em sala de aula, em relação ao desenvolvimento dos conceitos científicos, à falta de clareza do papel da experimentação no ensino de Ciências e à necessidade de incorporar a contextualização e a interdisciplinaridade em seu planejamento e execução. O presente trabalho analisou a abordagem da proposta experimental do livro Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente, junto a professores de Química e Biologia, na intenção de perceber as possibilidades da sua viabilização no contexto escolar, como forma de qualificá-la. Por meio dos resultados foi possível perceber que esta abordagem experimental planejada e mediada pelo professor promove discussões além dos conteúdos conceituais, permitindo a problematização de situações reais, providas de significados.
Ler mais...: Experimentação, Contextualização, Interdisciplinaridade, Educação Básica.
CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
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