EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA ABORDAGEM POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Anelise Grünfeld de Luca
Luca, Anelise Grünfeld de
Sandra Aparecida dos Santos
Santos, Sandra Aparecida dos
José Claudio Del Pino
Del Pino, José Claudio
04/05/2021
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
A experimentação ainda tem sido motivo de muitas discussões quanto a sua efetividade em sala de aula, em relação ao desenvolvimento dos conceitos científicos, à falta de clareza do papel da experimentação no ensino de Ciências e à necessidade de incorporar a contextualização e a interdisciplinaridade em seu planejamento e execução. O presente trabalho analisou a abordagem da proposta experimental do livro Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente, junto a professores de Química e Biologia, na intenção de perceber as possibilidades da sua viabilização no contexto escolar, como forma de qualificá-la. Por meio dos resultados foi possível perceber que esta abordagem experimental planejada e mediada pelo professor promove discussões além dos conteúdos conceituais, permitindo a problematização de situações reais, providas de significados.
: Experimentação, Contextualização, Interdisciplinaridade, Educação Básica.
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