ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O USO DE SMARTPHONES EM SIMULAÇÕES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA
Gilberto Dantas Saraiva
Saraiva, Gilberto Dantas
Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Marília Marinho Ariston
Ariston, Marília Marinho
Alessandra Alexandrino Aquino
Aquino, Alessandra Alexandrino
Antônio Joel Ramiro de Castro
Castro, Antônio Joel Ramiro de
04/05/2021
289-304
19
CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
A física é considerada uma disciplina abstrata para os estudantes da educação básica. De acordo com alunos e professores, o processo de ensino-aprendizagem é comprometido devido ao formato de aulas puramente teóricas, que se resumem a memorização de conceitos e a aplicação de fórmulas matemáticas. Uma forma de contornar essa problematização e tornar as aulas mais atrativas e dotadas de significado para o aluno é a realização de aulas experimentais, que abordem os conceitos teóricos de forma prática. No entanto, a falta de estrutura física e de formação continuada de professores tem impossibilitado a implementação de aulas práticas-experimentais. Para amenizar essas dificuldades, a pesquisa teve por objetivo avaliar a concepção dos alunos de uma escola pública do Ceará sobre as condições do laboratório educacional de ciências e a possibilidade de implementar o uso do smartphone em atividades de simulação de Física. Com base nos resultados obtidos no questionário, foi possível constatar que a escola não oferece um laboratório com estrutura para a realização de práticas experimentais e que os alunos avaliam de forma positiva o uso de aplicativos de simulações de Física em seus smartphones, como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino- aprendizagem.
Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Aplicativos.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.