ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O USO DE SMARTPHONES EM SIMULAÇÕES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA

Code: 210303878
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Título

ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O USO DE SMARTPHONES EM SIMULAÇÕES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA

Autores(as):
  • Gilberto Dantas Saraiva

    Saraiva, Gilberto Dantas

  • Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso

    Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira

  • Marília Marinho Ariston

    Ariston, Marília Marinho

  • Alessandra Alexandrino Aquino

    Aquino, Alessandra Alexandrino

  • Antônio Joel Ramiro de Castro

    Castro, Antônio Joel Ramiro de

DOI
10.37885/210303878
Publicado em

04/05/2021

Páginas

289-304

Capítulo

19

Resumo

A física é considerada uma disciplina abstrata para os estudantes da educação básica. De acordo com alunos e professores, o processo de ensino-aprendizagem é comprometido devido ao formato de aulas puramente teóricas, que se resumem a memorização de conceitos e a aplicação de fórmulas matemáticas. Uma forma de contornar essa problematização e tornar as aulas mais atrativas e dotadas de significado para o aluno é a realização de aulas experimentais, que abordem os conceitos teóricos de forma prática. No entanto, a falta de estrutura física e de formação continuada de professores tem impossibilitado a implementação de aulas práticas-experimentais. Para amenizar essas dificuldades, a pesquisa teve por objetivo avaliar a concepção dos alunos de uma escola pública do Ceará sobre as condições do laboratório educacional de ciências e a possibilidade de implementar o uso do smartphone em atividades de simulação de Física. Com base nos resultados obtidos no questionário, foi possível constatar que a escola não oferece um laboratório com estrutura para a realização de práticas experimentais e que os alunos avaliam de forma positiva o uso de aplicativos de simulações de Física em seus smartphones, como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino- aprendizagem.

Palavras-chave

Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Aplicativos.

Autor(a) Correspondente
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