PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos
Santos, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos
Eduarda Vieira de Souza
Souza, Eduarda Vieira de
Letícia Leal Moreira
Moreira, Letícia Leal
João Victor Moreira Mota
Mota, João Victor Moreira
Leandro Lampe
Lampe, Leandro
Suzana Rosa de Souza
Souza, Suzana Rosa de
Vitória Schiavon da Silva
Silva, Vitória Schiavon da
Litielli de Lima Alves
Alves, Litielli de Lima
04/05/2021
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Com as mudanças sofridas no ensino atual em virtude da pandemia pelo novo coronavírus as ações habituais de ensino, pesquisa e extensão necessitaram de remodelamento. Desse modo, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, os projetos de extensão Transfere – Mediação de Conhecimentos Químicos entre Universidade e Comunidades – e TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação na Química – juntamente com o projeto de ensino QuiCo – Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano – direcionaram as habilidades e competências de seus membros ao estudo teórico sobre novas perspectivas para o ensino de Ciências. Assim, neste contexto será apresentada uma breve revisão da literatura a respeito das plataformas digitais com foco em ensino, em um contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), além da descrição de funcionalidades, limitações e usos práticos de cinco ferramentas, sendo elas: GoConqr, Kahoot, Mentimeter, Mind Maps, Trello. Além disso, será desenvolvida uma contextualização histórica e atualização sobre o tema, a fim de evidenciar as potencialidades do uso de ferramentas digitais como metodologias alternativas em benefício aos processos de ensino e aprendizagem, tanto a docentes quanto a estudantes. Desse modo, acredita-se que este texto possa contribuir como incentivo a discussões relacionadas às estratégias metodológicas e abordagens relacionadas ao uso das TICs em sala de aula, principalmente neste momento de reclusão devido à pandemia por Covid-19, e às dificuldades dos profissionais escolares em manterem-se atualizados em face da precarização do ensino.
Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, Ensino, Aprendizagem
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