PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Code: 210303640
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Título

PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos

    Santos, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos

  • Eduarda Vieira de Souza

    Souza, Eduarda Vieira de

  • Letícia Leal Moreira

    Moreira, Letícia Leal

  • João Victor Moreira Mota

    Mota, João Victor Moreira

  • Leandro Lampe

    Lampe, Leandro

  • Suzana Rosa de Souza

    Souza, Suzana Rosa de

  • Vitória Schiavon da Silva

    Silva, Vitória Schiavon da

  • Litielli de Lima Alves

    Alves, Litielli de Lima

DOI
10.37885/210303640
Publicado em

04/05/2021

Páginas

95-114

Capítulo

7

Resumo

Com as mudanças sofridas no ensino atual em virtude da pandemia pelo novo coronavírus as ações habituais de ensino, pesquisa e extensão necessitaram de remodelamento. Desse modo, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, os projetos de extensão Transfere – Mediação de Conhecimentos Químicos entre Universidade e Comunidades – e TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação na Química – juntamente com o projeto de ensino QuiCo – Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano – direcionaram as habilidades e competências de seus membros ao estudo teórico sobre novas perspectivas para o ensino de Ciências. Assim, neste contexto será apresentada uma breve revisão da literatura a respeito das plataformas digitais com foco em ensino, em um contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), além da descrição de funcionalidades, limitações e usos práticos de cinco ferramentas, sendo elas: GoConqr, Kahoot, Mentimeter, Mind Maps, Trello. Além disso, será desenvolvida uma contextualização histórica e atualização sobre o tema, a fim de evidenciar as potencialidades do uso de ferramentas digitais como metodologias alternativas em benefício aos processos de ensino e aprendizagem, tanto a docentes quanto a estudantes. Desse modo, acredita-se que este texto possa contribuir como incentivo a discussões relacionadas às estratégias metodológicas e abordagens relacionadas ao uso das TICs em sala de aula, principalmente neste momento de reclusão devido à pandemia por Covid-19, e às dificuldades dos profissionais escolares em manterem-se atualizados em face da precarização do ensino.

Palavras-chave

Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, Ensino, Aprendizagem

Autor(a) Correspondente
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