DA CULTURA POPULAR À CULTURA CIENTÍFICA: SAMBAS-ENREDOS COMO INSTRUMENTOS PARA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Cássio Gomes Rosse
Rosse, Cássio Gomes
Iara da Silva Quirino
Quirino, Iara da Silva
Georgianna Silva dos Santos
Santos, Georgianna Silva dos
04/05/2021
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Esse artigo é um recorte de um trabalho monográfico que se destina a apresentar uma ferramenta alternativa para o ensino de Ciências na área da Educação Ambiental, propondo a contribuição da cultura carnavalesca para o ensino-aprendizagem e uma possível colaboração com a sensibilização ambiental. O artigo exibe de modo exploratório a utilização de sambas-enredos como instrumentos para a valorização da cultura popular brasileira em sala de aula no ensino de Ciências e a utilização desses elementos para a formação de atividades didáticas e lúdicas. Tem, portanto, a finalidade de realizar uma investigação para que se suscite como a Educação Ambiental pode ser aprendida por meios não formais, como o carnaval. Para esse processo, foi realizado levantamento de alguns sambas-enredos que abordem assuntos relacionados a temática ambiental e que cooperem com a área de conhecimento. A partir de um desses sambas foi estruturada uma atividade de Ciências para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, adaptada ao contexto de ensino remoto, podendo ser utilizada no ensino presencial. Como entendimento, pode-se compreender a inter-relação entre Artes e Ciências e a cooperação dessa interdisciplinaridade para a divulgação da cultura científica no ambiente escolar.
Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Sambas-Enredos.
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