A SUBJETIVIDADE SOCIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Victtor Takeshi Yano
Yano, Victtor Takeshi
José Moyses Alves
Alves, José Moyses
André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha
Cunha, André Luiz Rodrigues dos Santos
04/05/2021
63-76
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CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
A formação docente pode sofrer uma influência significativa das experiências vividas pelo futuro professor, como sujeito histórico social, inclusive em espaços não formais, onde, no caso da educação em ciências naturais, a divulgação/alfabetização científica geralmente se materializa de forma lúdica, imaginativa e criativa. O objetivo desse estudo foi interpretar os sentidos subjetivos da subjetividade social no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) produzidos por docentes de ciências em formação inicial, durante os seus estágios nesse espaço não formal. Os participantes dessa pesquisa foram dois monitores, um de física e outro de química, do CCPPA no ano de 2016, licenciandos de Ciências Naturais – Física e Química, pela Universidade do Estado do Pará. Para a aquisição de informações utilizamos questionários, complementos de frases, redação e entrevistas que foram analisados segundo a epistemologia qualitativa de González Rey. A subjetividade social no estágio do CCPPA possibilitou a produção de sentidos subjetivos sobre: a) indissociabilidade da relação ensino/aprendizagem com teoria/prática; b) (des)motivação educacional; c) “acervo subjetivo” didático pedagógico. Assim, consideramos, pautados na teoria da subjetividade de González Rey, que o estágio no CCPPA é um momento promissor para a formação inicial, no que se refere a produção de sentidos subjetivos de uma docência em ciências como ruptura epistemológica e superação de um statos quo de uma educação científica tradicionalmente enciclopédica e conteudista.
Espaços não formais. Subjetividade docente. Formação inicial docente.
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