A SUBJETIVIDADE SOCIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Code: 210203337
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Título

A SUBJETIVIDADE SOCIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Victtor Takeshi Yano

    Yano, Victtor Takeshi

  • José Moyses Alves

    Alves, José Moyses

  • André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha

    Cunha, André Luiz Rodrigues dos Santos

DOI
10.37885/210203337
Publicado em

04/05/2021

Páginas

63-76

Capítulo

5

Resumo

A formação docente pode sofrer uma influência significativa das experiências vividas pelo futuro professor, como sujeito histórico social, inclusive em espaços não formais, onde, no caso da educação em ciências naturais, a divulgação/alfabetização científica geralmente se materializa de forma lúdica, imaginativa e criativa. O objetivo desse estudo foi interpretar os sentidos subjetivos da subjetividade social no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) produzidos por docentes de ciências em formação inicial, durante os seus estágios nesse espaço não formal. Os participantes dessa pesquisa foram dois monitores, um de física e outro de química, do CCPPA no ano de 2016, licenciandos de Ciências Naturais – Física e Química, pela Universidade do Estado do Pará. Para a aquisição de informações utilizamos questionários, complementos de frases, redação e entrevistas que foram analisados segundo a epistemologia qualitativa de González Rey. A subjetividade social no estágio do CCPPA possibilitou a produção de sentidos subjetivos sobre: a) indissociabilidade da relação ensino/aprendizagem com teoria/prática; b) (des)motivação educacional; c) “acervo subjetivo” didático pedagógico. Assim, consideramos, pautados na teoria da subjetividade de González Rey, que o estágio no CCPPA é um momento promissor para a formação inicial, no que se refere a produção de sentidos subjetivos de uma docência em ciências como ruptura epistemológica e superação de um statos quo de uma educação científica tradicionalmente enciclopédica e conteudista.

Palavras-chave

Espaços não formais. Subjetividade docente. Formação inicial docente.

Autor(a) Correspondente
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