A SUBJETIVIDADE SOCIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Code: 210203337
Downloads
3
Views
31
Compartilhe
Título

A SUBJETIVIDADE SOCIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Victtor Takeshi Yano

  • José Moyses Alves

  • André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210203337
    Publicado em

    03/05/2021

    Páginas

    63-76

    Capítulo

    5

    Resumo

    A formação docente pode sofrer uma influência significativa das experiências vividas pelo futuro professor, como sujeito histórico social, inclusive em espaços não formais, onde, no caso da educação em ciências naturais, a divulgação/alfabetização científica geralmente se materializa de forma lúdica, imaginativa e criativa. O objetivo desse estudo foi interpretar os sentidos subjetivos da subjetividade social no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) produzidos por docentes de ciências em formação inicial, durante os seus estágios nesse espaço não formal. Os participantes dessa pesquisa foram dois monitores, um de física e outro de química, do CCPPA no ano de 2016, licenciandos de Ciências Naturais – Física e Química, pela Universidade do Estado do Pará. Para a aquisição de informações utilizamos questionários, complementos de frases, redação e entrevistas que foram analisados segundo a epistemologia qualitativa de González Rey. A subjetividade social no estágio do CCPPA possibilitou a produção de sentidos subjetivos sobre: a) indissociabilidade da relação ensino/aprendizagem com teoria/prática; b) (des)motivação educacional; c) “acervo subjetivo” didático pedagógico. Assim, consideramos, pautados na teoria da subjetividade de González Rey, que o estágio no CCPPA é um momento promissor para a formação inicial, no que se refere a produção de sentidos subjetivos de uma docência em ciências como ruptura epistemológica e superação de um statos quo de uma educação científica tradicionalmente enciclopédica e conteudista.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Espaços não formais. Subjetividade docente. Formação inicial docente.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar