CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA OENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Code: 201202476
Downloads
11
Views
10
Compartilhe
Título

CIÊNCIAS EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DISTINTAS PARA OENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Lívia sos Santos Fernandes

  • Wellington Rodrigues Vidal

  • Danielly se Sousa Nóbrega

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202476
    Publicado em

    03/05/2021

    Páginas

    14-21

    Capítulo

    1

    Resumo

    Aprimorar metodologias e/ou recursos didáticos para ensinar Ciências de forma significativa, por meio das discussões de temas relevantes para sociedade, permite transformar os estudantes, por meio do ensino que fazemos, em homens e mulheres mais críticos, sendo agentes de transformações do mundo em que vivemos. É sabido que o ensino de Ciências, exige-se cada vez mais o envolvimento dos sujeitos da aprendizagem, suas histórias e suas culturas, uma vez que a escola é o lugar de confluência das diferenças que provem de diversos grupos ou sociedades e por isso deve ser tratada como um espaço multicultural. Mediante aos distintos grupos sociais que habitam o universo escolar do Instituto Federal do Acre, apresentamos como proposta de trabalho, discussões para o desenvolvimento da alfabetização científica de ciências, por meio da tríade Ciências, Educação e Tecnologia voltado para o currículo de Ciências, sendo desenvolvido como instrumento de mudança de um ensino que ainda se configura memorialístico, além de auxiliar a transmissão dos aspectos relativos as crenças, valores e ideologias relevantes para a sociedade em que vivem. Pretende-se viabilizar ação transformadora da educação para com a sociedade permitindo que a instituição leve a comunidade os saberes científicos e tecnológicos desenvolvidos em seus espaços, com objetivo de disseminar o conhecimento, auxiliando a população e contribuindo na formação de graduandos, por meio das problemáticas contemporâneas através da utilização de obras cinematográficas, debates, palestras e mesa redonda proporcionando, o gosto e o interesse pela Ciência, despertando o nascer de grandes carreiras e futuras inovações.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Ciências; Comunicação-Educação; Tecnologia.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.