DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS

Code: 326-487
81
249
Título

DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-201-4

DOI
10.37885/978-65-5360-201-4
Publicado em

31/10/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

310

23

1

1

Organizadores:
  • Alcemir Horácio Rosa

    Alcemir Horácio Rosa

  • Daniel Nascimento e Silva

    Daniel Nascimento e Silva

Apresentação

A formação de professores tem se constituído em um dos campos científicos mais desafiadores atualmente. O motivo é relativamente fácil de compreender: a preparação da humanidade para um novo estágio civilizatório. O desafio aparece sobre os procedimentos, os caminhos e as estratégias, tanto para a construção do caminho para o futuro quanto para o próprio caminhar. E esse desafio é muito mais exigente para com a realidade brasileira, carente extrema de produção científica sobre como se dá o aprendizado no cérebro e no campo mental do indivíduo e como acessar essa duas instâncias do aprender. A consequência disso é que quase toda a nossa prática da formação de professores se dá com base no puro empirismo, no aprendizado com os erros e acertos, assistemático, ou em reflexões eminentemente filosóficas, no outro extremo. Nossa prática desconhece quase que completamente o método científico e os milagres que ele pode provocar. Esta obra contempla estudos com e sem o método científico. O motivo é simples: as reflexões filosóficas são necessárias; os estudos científicos são fundamentais. Estamos convictos de que aqui estão as bases da formação de professores que nos farão avançar na construção de uma nova etapa civilizatória brasileira.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

23 Capítulos

Capítulo 1

O QUE É FORMAÇÃO DE PROFESSORES?: UM BALANÇO NA LITERATURA CIENTIFICA

Rosa, Alcemir Horácio
Nascimento-e-Silva, Daniel
Barros, Marcus Marcelo Silva
10.37885/221010502
Capítulo 2

TENDÊNCIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO TECNOLÓGICO: PERSPECTIVAS FORMATIVAS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2012-2021)

Rosa, Alcemir Horácio
Nascimento-e-Silva, Daniel
Barros, Marcus Marcelo Silva
10.37885/221010504
Capítulo 3

BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 90 E SUAS CONSOLIDAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.

Da Silva, Liz Daiana Tito Azeredo
Luquetti, Eliana Crispim França
10.37885/220910312
Capítulo 4

HÓQUEI NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Finco, Mateus
Meireles, Wilson Francelino
Finco, Daniel David
Souza, Juliana Luis de
10.37885/220408717
Capítulo 5

PSICOMOTICIDADE E PRODUTOS EDUCACIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Fernandes,Mario Henrique
São Bernardo ,Mirelle Amaral de
Fernandes,Gabriel Pereira
Rodrigues,Rhanya Rafaella
Venâncio,Venâncio
10.37885/220910265
Capítulo 6

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: O QUE QUEREMOS, DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS

Gonçalves, Renata Cristina Araújo Borges
Alves Viana Carneiro , Aliny
Santos de Castro, Raimundo
10.37885/220809839
Capítulo 7

A METODOLOGIA DE PAULO FREIRE APLICADA NO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMAPROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

PAZIN, A.
MAGNONI, M. G. M.
10.37885/220809761
Capítulo 8

PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O CURSO SUPERIOR DE GESTÃO HOSPITALAR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – CAMPUS JOINVILLE

Cunha, Jorge
Priester, Margarida Maria Pereira
10.37885/220910011
Capítulo 9

IMAGEM E GEOGRAFIA: A PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Cabral, Gabriel Carvalho
Lemos, Linovaldo Miranda
10.37885/220910266
Capítulo 10

AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE BIA E JOSÉ PELO VIÉS VYGOTSKYANO E BAKHTINIANO: INTERNALIZAÇÃO, CONTEÚDO TEMÁTICO, CONSTRUÇÃO COMPOSICIONAL E ESTILO

Pacheco GusmÃo, Maria Aparcida
Silva, Janaína Valéria Alves de Brito
10.37885/221010420
Capítulo 11

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DOS CORTES DE DEDEKIND

Soares, Marlon
CRUZ, C. R
HAZT, J.
10.37885/220910187
Capítulo 12

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Lacerda, Lúcia Loreto
LUCA, Anelise Grunfeld de
10.37885/220910369
Capítulo 13

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA CAPES

Ertel, Sônia Roseli
Deus, Andreia Florêncio de
Militz, Rosane Reina
10.37885/220508772
Capítulo 14

FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA VIA DO GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO

Vieira, Islene Da Silva
10.37885/220910374
Capítulo 15

OS NOVOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E O ACOLHIMENTO DOS IDOSOS NA EJA.

Souza, Arivaldo Ferreira
10.37885/220709452
Capítulo 16

A UTILIZAÇÃO DE PODCAST NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS PRIMOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

ASSIS, Caroline Viana
ROCHA, Ricael Spirandeli
10.37885/221010436
Capítulo 17

ENSINO REMOTO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBREO FAZER DOCENTE E A APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE

Hernandes, Maria LÚcia Giozza
Santos, Clarice Borba dos
10.37885/220910218
Capítulo 18

ESTUDOS DA CIDADE COMO CAMINHO DE APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA

Costa, Lea Maria Gomes
10.37885/220910197
Capítulo 19

O USO DA TÉCNICA DE NARRATIVA OCC-RDDCOMO APOIO PARA ELABORAÇÃO E OU ROTEIRIZAÇÃO DECONTEÚDO DAS AULAS MINISTRADAS NAS DISCIPLINAS DOSCURSOS DE COMPUTAÇÃO.

Coelho, Ubirajara Martin
10.37885/220910252
Capítulo 20

SOFTWARE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Welter Batista, Carlos Tadeu
do Nascimento, Sueli
Pederiva, Micael Ricardo
10.37885/220909986
Capítulo 21

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RODRIGUES, Renata Lopes Cardoso
JARDIM, Nayara Macedo de Lima
10.37885/220809757
Capítulo 22

POR UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DO ESPAÇO ESCOLAR URBANO:O PRÉ-UNIVERSITÁRIO COLÉGIO ANHANGUERA

Ramos, Raquel De Albuquerque Franco
10.37885/220910268
Capítulo 23

PEDAGOGIA DA TOLERÂNCIA E FUNDAMENTALISMO: BUSCA DESUPERAÇÃO DEMOCRÁTICA DE ATITUDES FUNDAMENTALISTAS NOS ESPAÇOSEDUCATIVOS

Andrade, ALP
10.37885/220910278