PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lúcia Loreto Lacerda
Lacerda, Lúcia Loreto
Anelise Grünfeld De Luca
LUCA, Anelise Grunfeld de
31/10/2022
158-172
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DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS
O presente estudo, vinculado ao Grupo de Estudos Fazeres, Saberes e Discursos da docência, do Instituto Federal Catarinense - campus Araquari, discute a produção de materiais didáticos na formação de professores, com vistas à promoção de práticas inclusivas, no ensino de química e, a valorização das diferenças no contexto escolar. Os caminhos investigativos pautaram-se na perspectiva qualitativa, utilizando-se da revisão de literatura e a produção de materiais inclusivos para ensino de química. A análise dos dados pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, pela composição de eixos de análise. A revisão de literatura aponta a escassez de materiais didáticos inclusivos para ensino de química e a importância da formação de professores para a prática inclusiva. Evidencia-se, também, um crescente de produções que se ocupam em analisar e construir propostas didáticas para ensino de química, voltadas ao público da Educação Especial.
ensino de química, materiais didáticos, educação inclusiva, formação de professores.
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