SOFTWARE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Code: 220909986
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Título

SOFTWARE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores(as):
  • Carlos Tadeu Welter Batista

    Welter Batista, Carlos Tadeu

  • Sueli do Nascimento

    do Nascimento, Sueli

  • Micael Ricardo Pederiva

    Pederiva, Micael Ricardo

DOI
10.37885/220909986
Publicado em

31/10/2022

Páginas

269-276

Capítulo

20

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o ensino de crianças com deficiência pela utilização da Tecnologia Assistiva. Descreve o desenvolvimento de um software concebido para apoiar a alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Nesse contexto, o objeto de estudo é a alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual. Objetivo é a aplicação de um software educativo gratuito como ferramenta de apoio a professores num processo de manutenção necessária de otimização e criação de módulos que colaborem com a educação inclusiva de crianças com tal deficiência. A metodologia segue os princípios da pesquisa bibliográfica e experimental qualitativa a respeito da criação de um software educacional como ferramenta e os de implantação de um processo de ensino-aprendizagem do educando. Este método consiste na interação dos alunos com os recursos tecnológicos adotados. Conclui-se que o software contribui com a inclusão, a aprendizagem e a autonomia do estudante, por seus resultados favoráveis em seu desenvolvimento e validação quando aplicado em favor de um público alvo de uma escola municipal.

Palavras-chave

Deficiência intelectual, Software educacional, Educação especial, Tecnologia assistiva, Alfabetização.

Autor(a) Correspondente
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