A UTILIZAÇÃO DE PODCAST NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS PRIMOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Code: 221010436
9
0
Título

A UTILIZAÇÃO DE PODCAST NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS PRIMOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores(as):
  • Caroline Viana Assis

    ASSIS, Caroline Viana

  • Ricael Spirandeli Rocha

    ROCHA, Ricael Spirandeli

DOI
10.37885/221010436
Publicado em

31/10/2022

Páginas

214-230

Capítulo

16

Resumo

O presente estudo destaca a importância do uso de podcast na educação, possibilitando uma reflexão sobre o processo de aprendizagem de matemática, verificando se a utilização pedagógica da ferramenta podcast no conteúdo de números primos para alunos com deficiência visual é eficaz. Foram realizados dois questionários, o primeiro antes da escuta do podcast e outro após a escuta, com afirmativas acerca do conteúdo de números primos, onde os alunos classificaram as questões em verdadeiro ou falso. Cada afirmação foi analisada e discutida com base em teoremas referentes aos números primos. Os resultados identificaram que tanto a baixa acuidade, quanto nenhuma acuidade visual seguem o mesmo padrão de respostas, dando ênfase a utilização do podcast como tecnologia assistiva que auxilia os alunos na aprendizagem do conteúdo.

Palavras-chave

Matemática, Educação Inclusiva, Deficientes Visuais, Podcast.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.