O QUE É FORMAÇÃO DE PROFESSORES?: UM BALANÇO NA LITERATURA CIENTIFICA

Code: 221010502
15
0
Título

O QUE É FORMAÇÃO DE PROFESSORES?: UM BALANÇO NA LITERATURA CIENTIFICA

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-Silva, Daniel

  • Marcus Marcelo Silva Barros

    Barros, Marcus Marcelo Silva

DOI
10.37885/221010502
Publicado em

31/10/2022

Páginas

13-26

Capítulo

1

Resumo

A formação de professores é um tema estratégico que vem ganhando notoriedade nas últimas décadas. Isso porque tem sido destacado como processo mediador para uma educação de qualidade; afinal, o professor é o sujeito efetivo em sala de aula e é através de suas práticas que a condução do processo ensino-aprendizagem pode se dar com maior ou menor sucesso (ROSA e NASCIMENTO-E-SILVA, 2022). Assim, é preciso compreender adequadamente o que é a formação de professores; pois é percebido que ainda existe uma fragilidade na conceituação dessa formação. Objetivo: com esta demanda, o trabalho teve como objetivo identificar um conceito preciso sobre a formação de professores; sobretudo, revelando os construtos, termos e atributos que configuram o fenômeno. Na ocasião foram destacados os termos de equivalência contendo o sentido semântico das palavras que tratam dessa formação e em um segundo momento foram identificados e postos em evidência os atributos da formação de professores, que são as qualidades caracterizantes do fenômeno. Todas essas questões foram essenciais para que se pudesse ao final do trabalho compreender adequadamente a conceituação de formação de professores. Metodologia: a metodologia utilizada foi a Científica-Tecnológica (NASCIMENTO-E-SILVA, 2019), através de quatro etapas essenciais: primeiro a definição da questão norteadora (o que é a formação de professores?), em seguida a coleta dos dados no meio científico, a organização dos dados que se deu através dos termos equivalência e a organização dos atributos da pesquisa e, por fim, foi construída uma resposta precisa acerca do fenômeno. Resultados: Os resultados apontaram para o fato de que quatro características se interrelacionam para definir a formação: 1) a formação de professores é a constituição de novas aprendizagens. Com novos conhecimentos saberes e aprendizagens essenciais ao seu desenvolvimento profissional. É uma ação de aprendizagem, 2) a formação de professores é um processo. Portanto, acontece de forma processual, 3) é uma ação formativa; em especial porque é um processo de formar o caráter profissional através de etapas educativas e formativas, e, 4) a formação de professores é uma ação destinada ao desenvolvimento de competências. Portanto, este trabalho revelou essas quatro questões que juntas foram capazes de definir o que é a formação de professores.

Palavras-chave

Definição precisa, Atributos, Características, Formação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.