A METODOLOGIA DE PAULO FREIRE APLICADA NO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMAPROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

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Título

A METODOLOGIA DE PAULO FREIRE APLICADA NO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMAPROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

Autores(as):
  • Anderson Pazin

  • Maria Da Graça Mello Magnoni

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220809761
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    87-99

    Capítulo

    7

    Resumo

    Pensamento computacional ganhou destaque em 2006, quando a pesquisadora Jeannette M. Wing publicou um artigo argumentando que ele poderia ajudar a desenvolver habilidades essenciais a qualquer pessoa, complementando as habilidades já desenvolvidas nas escolas. Ensinar sobre pensamento computacional vai além de ensinar a programar, da mesma forma que alfabetizar é muito mais do que ensinar a escrever. A escrita é uma forma de se expressar e possibilita novas formas de pensar, o pensamento computacional pode estimular novas formas de raciocinar a solução de problemas. Considerando isto, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de curso de capacitação para professores, como resultado das pesquisas voltadas ao objetivo de apresentar os conceitos de pensamento computacional e como eles poderiam aplicá-los em atividades relacionadas ao currículo escolar. O curso proposto fundamenta-se em conceitos do processo metodológico de alfabetização de adultos de Paulo Freire apresentado no livro “Conscientização: teoria e prática da libertação” de 1979. As cinco fases desse método que foram adaptadas com a intenção de “alfabetizar” professores para o pensamento computacional. O curso passará por um experimento preliminar para a validação da metodologia. Acredita-se com essa capacitação seja possível desmistificar o pensamento computacional oferecendo aos professores meios de poderem julgar se essa abordagem em sala aula traz benefícios ou prejuízos aos seus alunos. Dessa forma dá-se um primeiro passo para uma conscientização mais efetiva sobre o uso de pensamento computacional nas escolas, e permite-se uma discussão mais abrangente, com conhecimento de causa, por aqueles que vivem o dia a dia e a realidade nas salas de aulas da educação pública no Brasil.

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    Palavras-chave

    Pensamento Computacional, Paulo Freire, Capacitação Docente.

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