PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O CURSO SUPERIOR DE GESTÃO HOSPITALAR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – CAMPUS JOINVILLE

Code: 220910011
2
0
Título

PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O CURSO SUPERIOR DE GESTÃO HOSPITALAR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – CAMPUS JOINVILLE

Autores(as):
  • Jorge Cunha

    Cunha, Jorge

  • Margarida Maria Pereira Priester

    Priester, Margarida Maria Pereira

DOI
10.37885/220910011
Publicado em

31/10/2022

Páginas

100-110

Capítulo

8

Resumo

Objetivo: Dado o distanciamento entre o ambiente acadêmico e o ambiente profissional, surge a possibilidade de aproximação dos estudantes por meio de projeto de pesquisa didático-pedagógico. Métodos: O ambiente de aplicação do estudo foi o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Joinville. Elaboramos tal proposta incluindo a utilização do laboratório de informática nas unidades curriculares afins com a logística hospitalar, buscando o despertar dos acadêmicos para projetos de pesquisas tecnológicas. A tecnologia da informação (TI) é uma significativa aliada nos processos de tomada de decisão e gerenciamento das organizações hospitalares. Os dados foram coletados a partir das visitas técnicas, sendo assim observados e mapeados os processos logísticos. Resultados: As ações desenvolvidas neste projeto reuniram uma série de materiais didáticos os quais darão suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Os ambientes de saúde foram visitados com o intuito de observarmos as práticas do dia a dia de recebimento, armazenamento e distribuição, visto serem etapas da cadeia logística, e englobam desde as características necessárias das instalações de armazenagem, layout dos locais de distribuição bem como cuidados no recebimento, métodos de localização dos itens e tipos de controle, distribuição e uso de sistema informatizado para o gerenciamento. Conclusão: A partir das reflexões desenvolvidas neste estudo, foi claramente perceptível que o sistema de informação tem proporcionado diversas implicações sobre o setor da saúde, podendo ser traduzidas como contribuições, desafios e exigências de capacitação profissional dos estudantes das áreas afins com a saúde.

Palavras-chave

Projeto didático-pedagógico, Logística hospitalar, Tecnologia da informação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.