PSICOMOTICIDADE E PRODUTOS EDUCACIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Mario Henrique Fernandes
Fernandes,Mario Henrique
Mirelle Amaral De São Bernardo
São Bernardo ,Mirelle Amaral de
Gabriel Pereira Fernandes
Fernandes,Gabriel Pereira
Rhanya Rafaella Rodrigues
Rodrigues,Rhanya Rafaella
Patricia Espíndola Mota Venâncio
Venâncio,Venâncio
31/10/2022
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DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS
O desenvolvimento de produtos educacionais direcionados à orientação de professores é importante no campo educacional e para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o debate das práticas docentes. Nesse sentido, problematiza-se neste trabalho qual a incidência de produção de produtos educacionais com a temática psicomotricidade. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar produtos educacionais, elaborados em programas de mestrado profissional em ensino, direcionados à orientação de professores sobre psicomotricidade e avaliação psicomotora. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica nos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu – mestrados profissionais em ensino – em que os resultados apontaram, entre 468 produtos encontrados em 17 universidades pesquisadas, ser ínfima a quantidade de produtos direcionados aos professores relacionados à psicomotricidade e avaliação psicomotora, apenas 04 segundo os critérios estabelecidos. Além disso, seus conteúdos deixam várias lacunas passíveis de indagações quanto à eficiência do material produzido, o que suscita a necessidade de debate sobre o assunto, não apenas sobre a construção de produtos educacionais, mas também sobre a profundidade dos conteúdos, os objetivos, e o formato com que esses produtos são disponibilizados.
Mestrados profissionais, Psicomotricidade, Produtos educacionais.
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