ENSINO REMOTO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBREO FAZER DOCENTE E A APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE

Code: 220910218
3
1
Título

ENSINO REMOTO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBREO FAZER DOCENTE E A APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE

Autores(as):
  • Maria LÚcia Giozza Hernandes

    Hernandes, Maria LÚcia Giozza

  • Clarice Borba Dos Santos

    Santos, Clarice Borba dos

DOI
10.37885/220910218
Publicado em

31/10/2022

Páginas

231-238

Capítulo

17

Resumo

O presente trabalho apresenta dois relatos de vivências, um enquanto preceptora no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa/ UNIPAMPA Campus Jaguarão, por meio de práticas docentes realizadas de forma online pelos alunos do curso de Pedagogia, respeitando-se os protocolos de distanciamento social devido a pandemia do Covid 19. Fazendo uma abordagem no ensino remoto e as metodologias aplicadas no fazer docente com uma turma de 3º ano da educação básica em uma escola do município de Arroio Grande/RS; e o outro enquanto Tutora à distância do Curso de Pedagogia-EAD no acompanhamento aos Professores titulares do Componente no desenvolvimento das atividades pedagógicas dos estudantes nos sete Polos onde a UNIPAMPA possui turma de graduandos. Nesse sentido aproveitar o ensejo para refletir sobre esse novo sistema de ensino aprendizagem, o ensino remoto e o uso de ferramentas tecnológicas como metodologias ativas para o desenvolvimento das aulas no ambiente virtual.

Palavras-chave

Ensino remoto, Metodologias ativas, Aprendizagens.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.