BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 90 E SUAS CONSOLIDAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.

Code: 220910312
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Título

BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 90 E SUAS CONSOLIDAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.

Autores(as):
  • Liz Daiana Tito Azeredo Da Silva

    Da Silva, Liz Daiana Tito Azeredo

  • Eliana Crispim França Luquetti

    Luquetti, Eliana Crispim França

DOI
10.37885/220910312
Publicado em

31/10/2022

Páginas

41-48

Capítulo

3

Resumo

A presente pesquisa visou refletir sobre os incentivos das políticas educacionais no campo da formação docente, especificamente a partir dos anos 90.Para desenvolver tal proposta, recorremos a dispositivos legais, a saber, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Conselho Nacional de Educação, e como suporte teórico, nos fundamentamos nos estudos de GATTI (2013), VALENTE (2015),PIMENTA (2014), dentre outros, na perspectiva de constituir o bojo da pesquisa no que diz respeito à formação de professores e principalmente as atuais tendências e desafios em relação a esta questão. Para isso, é preciso entender de que forma essas ações dão suporte aos futuros profissionais, pois dialogando com o pensamento de Gatti, em dos seus discursos proferidos durante o III Simpósio sobre ensino de Didática do LEPED, ocorrida em maio de 2016“[...] falta articulação política para mudar a condição do professor no Brasil [...]”.A pesquisa pretendeu também, mobilizar políticas educacionais já existentes a serviço da melhoria da educação, nesse sentido foram investigadas as relações entre teoria e prática em suas diferentes perspectivas, agregando com os saberes culturais escolares.

Palavras-chave

Formação docente, Educação Superior, Percurso político.

Autor(a) Correspondente
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