IMAGEM E GEOGRAFIA: A PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Gabriel Carvalho Cabral
Cabral, Gabriel Carvalho
Linovaldo Miranda Lemos
Lemos, Linovaldo Miranda
31/10/2022
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DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS
A utilização de recursos imagéticos, fotografias e elementos visuais ocupam um papel central nas sociedades contemporâneas, marcadas pela presença quase que ubíqua de dispositivos, mídias e redes eletrônicas. Ao entender-se que os conceitos espaciais estruturantes da Geografia são construídos a partir da interação do aluno com sua realidade quotidiana, as ferramentas de representação espacial e de registros fotográficos se apresentam, para a educação geográfica, como uma possibilidade de compreensão dos processos espaciais. Desta forma, o trabalho objetiva compreender o papel da imagem fotográfica como importante recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem da geografia, propondo, para tanto, uma sequência didática com o uso da fotografia como recurso para construção do pensamento espacial, a partir da elaboração e da realização de oficinas. Com os dados obtidos a partir da sequência didática foi possível apontar que a fotografia no ensino da geografia não se apresenta como um simples registro imagético, mas sim como um possível meio através do qual o aluno observa, analisa, questiona e, assim, constrói sua consciência espacial.
Fotografia, Educação geográfica, Sequencia didática, Cotidiano, Campos dos Goytacazes.
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