INTEGRANDO SABERES & FAZERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 322-482
56
337
Título

INTEGRANDO SABERES & FAZERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ISBN

978-65-5360-166-6

DOI
10.37885/978-65-5360-166-6
Publicado em

30/08/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

282

18

1

1

Organizadores:
  • José Carlos de Melo

    José Carlos de Melo

  • Ione da Silva Guterres

    Ione da Silva Guterres

  • Josélia de Jesus Araujo Braga de Oliveira

    Josélia de Jesus Araujo Braga de Oliveira

Apresentação

Nesta obra “Integrando Saberes & Fazeres na Educação Básica” estão reunidos artigos resultantes de investigações cientificas, revisões de literaturas, ensaios dentre outros, de pesquisadores e estudiosos das diferentes regiões do Brasil, que nos abrilhantaram com suas produções trazendo à baila discussões significativas entre os diferentes níveis da Educação Básica. Esses textos aqui reunidos abarcam diferentes temáticas, dentre elas podemos destacar: Formação Docente, Ludicidade, Brincadeiras, Inclusão, Residência Pedagógica, EJA, Avaliação, Currículo e Educação Patrimonial, dentre outros. Nessa direção, esperamos que esses escritos possam proporcionar a integração dos saberes e dos fazeres, corroborando com a melhoria da qualidade da Educação Básica em todos os seus níveis. Desejamos uma excelente leitura e profícua reflexão

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

18 Capítulos

Capítulo 1

(RE) VISITANDO O PROCESSO SOCIAL E HISTÓRICO QUE PERMEARAM A HISTÓRIA DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA

Oliveira, Josélia de Jesus Araujo Braga de
10.37885/220709456
Capítulo 2

EDUCAÇÃO INFANTIL: O CENÁRIO DO SURGIMENTO DAS CRECHES

Jesus, Aline Serra de
Batalha, Tyciana Vasconcelos
Assis, Waleria Lindoso Dantas
10.37885/220809702
Capítulo 3

VIVÊNCIAS LÚDICAS COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA PARA COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO DA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS - MA

Guterres, Ione Da Silva
10.37885/220709310
Capítulo 4

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL MARANHENSE

Melo, José Carlos De
10.37885/220709319
Capítulo 5

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & OS CONTEXTOS DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS QUE DIALOGAM!

Ribeiro, Ivone Guterres
Froes, Thalyta Machado
10.37885/220709379
Capítulo 6

ROMEIROS DA ALEGRIA: AS BRINCADEIRAS INFANTIS EM ESPAÇOS RELIGIOSOS NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR — MA

MARQUES, Helloyse
SILVA, Angela Suely
CASTRO, Maria Inês
DUTRA, Rosyane
10.37885/220709607
Capítulo 7

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO A PARTICIPAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PEQUENA

SANTANA, ANTONIA MOTA DE SOUSA
10.37885/220709575
Capítulo 8

O QUE É, O QUE É: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DA INFÂNCIA E DA CRIANÇA

GOMES, E. G.
ANDRADE, G. C.
FRANCO, M. A. M.
10.37885/220809697
Capítulo 9

ROTINA, CRIANÇAS E EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS A PARTIR DAS ROTINAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Lima, Natasha Maria Fernandes de
10.37885/220809664
Capítulo 10

AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PROPULSOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Ribeiro, Williames Faro
Silva
Nascimento
Corrêa
Santos
10.37885/220809666
Capítulo 11

AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Campos, Lucila da Silva
Melo, Regina Maria de
10.37885/220609122
Capítulo 12

A REFLEXÃO COMO PRÁTICA CONSTANTE DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

AGUIAR, Aline
ESPERANÇA, Joice
10.37885/220709555
Capítulo 13

OS DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: AS VOZES DOS GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO- MA

Carvalho, Cintia Viviane Araujo Braga
Braga, Rosália do Socorro Araujo
Braga, Iarlete Araujo
10.37885/220709629
Capítulo 14

POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: REALIDADE OU UTOPIA?

Barros, Rosa Maria rodrigues
Cortezia, Mara Cristina Piovesan
Shimura, Joyce Mayumi
Pires, Marta Maria Gonçalves Balbé
10.37885/220709637
Capítulo 15

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA

Marim, V.
Garcia, B. de S. L.
10.37885/220609160
Capítulo 16

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO OU UMA ESTRATÉGIA PARA A POLÍTICA PARTIDÁRIA?

ARAUJO, ELIANE
GIUVANNUCCI, GLEIVA
10.37885/220809663
Capítulo 17

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAUDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: SAUDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

CONCEIÇÃO, BENTO LÚCIO DA
MELO, REGINA MAIA DE
10.37885/220709598
Capítulo 18

O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Ferreira, Nilson, Gomes
Mota, Antônia da Silva
10.37885/220709336