AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PROPULSOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Code: 220809666
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Título

AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PROPULSOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Williames Faro Ribeiro

    Ribeiro, Williames Faro

  • Sarah Lopes Nascimento

    Nascimento

  • Maria Elizabete Silva

    Silva

  • Jéssica do Socorro Leite Corrêa

    Corrêa

  • Raul da Silveira Santos

    Santos

DOI
10.37885/220809666
Publicado em

30/08/2022

Páginas

137-148

Capítulo

10

Resumo

RESUMO Objetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental. Métodos: A abordagem é de cunho qualitativo, sendo efetivado no processo método lógico a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, que serão analisados dialogando como autores que discutem o tema. Resultados: Na visão da docente, deve ser diagnóstica processual e contínua, pois possibilita acompanhar o aluno, perceber suas eventuais dificuldades e intervir, de forma que este aluno possa superar essas dificuldades e evoluir na aprendizagem. Conclusão: A avaliação como propulsora da aprendizagem, assume um caráter fundamental no processo educativo.

Palavras-chave

Educação, Anos iniciais, Avaliação pedagógica.

Autor(a) Correspondente
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