AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Code: 220609122
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Título

AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores(as):
  • Lucila da Silva Campos

    Campos, Lucila da Silva

  • Regina Maria de Melo

    Melo, Regina Maria de

DOI
10.37885/220609122
Publicado em

30/08/2022

Páginas

149-160

Capítulo

11

Resumo

A inclusão de alunos com Transtorno Espectro Autista requer transformações importantes, sobretudo na maneira como os educadores veem esses alunos, entendem o próprio papel e concebem a relação com o saber e o conhecimento. Os médicos garantem que existem diferentes formas de se integrar a criança autista no contexto escolar de maneira prazerosa. Professores tem demonstrado dificuldades na execução das tarefas de leituras e escritas, matemática, coordenação motora e visual, como também apresenta problemas na linguagem. O professor deve estar preparado para acolher e amparar seus alunos de forma afetiva e com metodologias de ensino lúdicas, aplicando um planejamento adequado e interessante à sua faixa etária. A rotina diária da sala deve ser preparada e organizada, mas a aplicação depende muito das crianças, são elas que determinam como será o dia de aula. É preciso observar e compreender que o brincar para as crianças, pode ser mais do que uma simples atividade, através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, elabora sua autonomia e organiza suas emoções.

Palavras-chave

Transtorno Espectro Autista, Professor, Metodologias.

Autor(a) Correspondente
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