A REFLEXÃO COMO PRÁTICA CONSTANTE DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 220709555
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Título

A REFLEXÃO COMO PRÁTICA CONSTANTE DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores(as):
  • Aline Freire de Souza Aguiar

    AGUIAR, Aline

  • Joice Araújo Esperança

    ESPERANÇA, Joice

DOI
10.37885/220709555
Publicado em

30/08/2022

Páginas

161-170

Capítulo

12

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a constituição de uma professora-pesquisadora atuante na Educação Básica. O objetivo do texto é evidenciar a prática docente atrelada à pesquisa dentro da escola, ou seja, mostrar como dentro da Educação Básica temos profissionais que refletem e modificam a sua prática por meio da pesquisa. A metodologia escolhida é evidenciada de duas formas: pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa autobiográfica. A primeira abordagem metodológica consiste na reflexão e análise a partir do referencial teórico baseado nos estágios da vida profissional e nos saberes das professoras, construídos em processos de formação continuada, no cotidiano escolar e a partir da pesquisa, como instrumento de formação profissional. A segunda abordagem pauta-se na construção da narrativa de uma professora-pesquisadora e sua análise. Após o diálogo com autores que focalizam a temática da constituição da identidade de professora-pesquisadora e analisar a narrativa docente, entende-se que as professoras da Educação Básica que refletem sobre sua prática e a problematizam, são pesquisadoras, ainda que não estejam vinculadas a cursos de pós-graduação e que não socializem os achados de seu trabalho na escola.

Palavras-chave

Professora-Pesquisadora, Formação continuada, Carreira docente.

Autor(a) Correspondente
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