(RE) VISITANDO O PROCESSO SOCIAL E HISTÓRICO QUE PERMEARAM A HISTÓRIA DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA

Code: 220709456
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Título

(RE) VISITANDO O PROCESSO SOCIAL E HISTÓRICO QUE PERMEARAM A HISTÓRIA DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA

Autor(a):
  • Josélia De Jesus Araujo Braga De Oliveira

    Oliveira, Josélia de Jesus Araujo Braga de

DOI
10.37885/220709456
Publicado em

30/08/2022

Páginas

12-30

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Refletir sobre o contexto histórico acerca da história da criança e da infância ao longo dos séculos passados até ser concebida como como um sujeito histórico e detentor de direitos na atualidade. Métodos: Para construir este apanhado histórico, utilizou-se a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir do levantamento bibliográfico de livros, artigos de revistas, pesquisas no site do bando de dados da CAPES para o levantamento de dissertações que discutem sobre o tema. Resultados: Os resultados evidenciam que este é um tema relevante, discutido pelos estudiosos que se debruçam a estudar com profundidade sobre a história da infância e sobre as crianças. Conclusão: Ao término do exposto, constatou-se que com as modificações sociais, econômicas, culturais e históricas que as sociedades perpassaram, gerou modificações muito positivas para as crianças de zero a cinco anos e onze meses de modo global. Assim, as crianças enfrentaram muitos obstáculos até alcançaram seu reconhecimento na sociedade atual e portanto, ter seus direitos e garantias preservados e respeitados é um padrão que não pode retroceder, muito embora seja necessário entender que a infância está ainda longe de ser uma etapa ideal para as crianças, sobretudo brasileiras, visto tantas desigualdades sociais que assolaram a sociedade durante todos os séculos passados, e permanecem fazendo parte do cotidiano da maioria das crianças brasileiras na atualidade.

Palavras-chave

História da infância, Crianças, Educação Infantil.

Autor(a) Correspondente
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