RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA

Code: 220609160
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Título

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Vlademir Marim

    Marim, V.

  • Beatriz De Souza Lima Garcia

    Garcia, B. de S. L.

DOI
10.37885/220609160
Publicado em

30/08/2022

Páginas

209-227

Capítulo

15

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas, de cunho científico e metodológico, do Programa Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto multidisciplinar desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para contemplar o objetivo geral, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender as concepções do programa Residência Pedagógica; (b) conhecer a proposta do projeto institucional do PRP da UFU; (c) conhecer os relatórios finais individual referente aos residentes vinculados à licenciatura de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) que participaram do Subprojeto Multidisciplinar, Núcleo Matemática e Química, no período de participação do Subprojeto; (d) interpretar e descrever as concepções do Edital CAPES n.º 06/2018; e (e) revisar os pressupostos teóricos referente às concepções da formação inicial docente. Utilizamos a metodologia qualitativa de análise documental, com destaque no estudo das atividades propostas aos participantes do programa por meio dos relatórios semestrais dos residentes. A análise foi estruturada em três eixos: (a) Políticas públicas e suas implicações na formação inicial; (b) Articulação entre as diretrizes curriculares e o desenvolvimento do projeto institucional; e (c) Identificação do ser professor. Foi perceptível a importância de investir em políticas públicas na formação inicial dos futuros docentes, pois, por intermédio dela, os residentes puderam agregar em sua formação saberes docentes que possibilitaram novas percepções e abordagens científicas e metodológicas que complementam os saberes adquiridos na formação inicial.

Palavras-chave

Formação Inicial, Saberes docentes, Formação Docente.

Autor(a) Correspondente
Licença

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