PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAUDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: SAUDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Code: 220709598
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Título

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAUDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: SAUDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores(as):
  • Bento Lúcio da Conceição

    CONCEIÇÃO, BENTO LÚCIO DA

  • Regina Maria de Melo

    MELO, REGINA MAIA DE

DOI
10.37885/220709598
Publicado em

30/08/2022

Páginas

241-257

Capítulo

17

Resumo

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRALBento Lucio da Conceição Secretaria Municipal de educação de Cuiabá-MTRegina Maria de Melo Secretaria Municipal de educação de Cuiabá-MTRESUMOEste artigo intitulado Promoção e Prevenção da Saúde na Escola de Tempo Integral tem por objetivo apresentar um estudo referente à Promoção da Saúde, enfatizando a Educação Integral como agente transformadora da realidade escolar, além de destacar a Importância da Educação como meio de assegurar oportunidades de escolhas saudáveis a todos. Espera-se que esta pesquisa bibliográfica destaque a Educação em saúde sugerindo a formação de Políticas Públicas saudáveis responsáveis pela promoção da qualidade de vida. Este trabalho foi dividido em cinco partes. A primeira: Escola e Participação versam sobre necessárias articulações entre a escola e a unidade básica de saúde. A segunda parte: Educação Popular em Saúde descreve a educação como um processo coletivo de conhecimento. Já a terceira parte versa sobre Programa Saúde na Escola (PSE) o qual visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Esse programa cuida da elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas. Na quarta há a Promoção da Saúde das Crianças, que junto com a educação em saúde encontram-se aliadas, interligadas e, quando bem aplicadas, podem transformar atitudes, crenças, valores, medos, angústias e dúvidas e, podendo incrementar a qualidade de vida da criança desnutrida tanto na família, na escola ou no grupo social A quinta parte versa sobre Programa de Atenção Integral concebido como um esforço integrado para a solução do grave problema social que é a situação de grande parte das crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, há as Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Palavras-chave: Educação Integral – Promoção Saúde na Escola – Educação Popular em Saúde.

Palavras-chave

Educação Integral, Promoção Saúde na Escola , Educação Popular em Saúde.

Autor(a) Correspondente
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