DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL MARANHENSE

Code: 220709319
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Título

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL MARANHENSE

Autor(a):
  • José Carlos De Melo

    Melo, José Carlos De

DOI
10.37885/220709319
Publicado em

30/08/2022

Páginas

54-70

Capítulo

4

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a contribuição do processo de formação continuada no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI), e do Curso de Extensão em Docência em Educação Infantil (CEEI), em uma rede pública municipal de ensino. O aporte teórico-metodológico se subsidiou pela pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão literária. A pesquisa se caracteriza como exploratória e possui uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação não participante e a análise documental dos trabalhos e pesquisas acerca dos referidos cursos. Conclui-se que o conhecimento obtido na Formação Continuada, a exemplo do CEDEI/CEEI, interfere diretamente na perspectiva das práticas pedagógicas, na formação do educador pesquisador e no cotidiano escolar, bem como no processo de construção/fortalecimento da identidade profissional, na busca de mudanças gradativas e permanentes no contexto educacional brasileiro, em especial na Educação Infantil.

Palavras-chave

Educação Infantil, Formação Continuada, Docência.

Autor(a) Correspondente
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