BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO A PARTICIPAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PEQUENA

Code: 220709575
1
4
Título

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO A PARTICIPAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PEQUENA

Autor(a):
  • Antonia Mota De Sousa Santana

    SANTANA, ANTONIA MOTA DE SOUSA

DOI
10.37885/220709575
Publicado em

30/08/2022

Páginas

102-118

Capítulo

7

Resumo

Objetivo: Este artigo objetiva sugerir encaminhamentos didático-metodológicos com base numa produção didática aplicada em turma da Pré-escola de uma Instituição de Educação Infantil no município de Lago da Pedra- MA. Métodos: Visando construir os dados e os resultados desta pesquisa, com relação a abordagem do problema, utilizou-se a pesquisa de caráter qualitativa, relacionado aos objetivos, o tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa exploratória. Relacionado aos instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com 02 (duas) educadoras da pré-escola, que trabalham com crianças de 05 (cinco) anos. A pesquisa foi construída no município de Lago da Pedra- MA, em uma Instituição de Educação Infantil. Este trabalho é um recorte do trabalho de conclusão do Curso de Pós- Graduação em Psicopedagogia Institucional, realizado ano de 2017. Resultados: Os resultados demonstram que as educadoras consideram as brincadeiras como um instrumento valioso no processo de desenvolvimento infantil e construção da identidade da criança e portanto, são bastante utilizadas no contexto dos ambientes educativos e nas atividades diárias com as crianças. Conclusão: Ao término desta escrita constatou-se que as brincadeiras e todo o universo lúdico são recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados por parte do docente. As brincadeiras representam uma estratégia de ensino capaz de atingir diferentes objetivos e áreas do conhecimento além de contribuir para um melhor entendimento do educador sobre sua prática pedagógica, uma vez que estas despertam no docente da área da Educação Infantil reflexões sobre o desenvolvimento do seu trabalho e como as brincadeiras podem influenciar de maneira positiva no processo ensino aprendizagem das crianças da pré-escola.

Palavras-chave

Brincadeiras, Aprendizagem, Educação Infantil.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.