O QUE É, O QUE É: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DA INFÂNCIA E DA CRIANÇA
Edvan Gonçalves Gomes
GOMES, E. G.
Geovane Coelho De Andrade
ANDRADE, G. C.
Marcos Aurélio Moreira Franco
FRANCO, M. A. M.
30/08/2022
119-130
8
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a concepção de professores da Educação Infantil sobre infância e criança. Participaram da pesquisa três docentes de uma instituição pública municipal de Farias Brito/CE. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso tendo a entrevista como técnica de coleta de dados. Subsidiando teoricamente a pesquisa lançamos mão dos trabalhos de Kramer (1999), Corsaro (2011), Bujes (2002), Hanssen e Muller (2009). Como resultado constatamos que muitas concepções não reconhecem as crianças em suas especificidades e capacidades, desconsiderando-as enquanto seres ativos e produtores de cultura.
Criança, Infância, Educação infantil.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.