EDUCAÇÃO: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS

Code: 229-341
88
297
Título

EDUCAÇÃO: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-100-0

DOI
10.37885/978-65-5360-100-0
Publicado em

01/05/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

343

22

1

1

Organizadores:
  • Fernanda Rezende

    Fernanda Rezende

  • Carline Santos Borges

    Carline Santos Borges

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que qualificaram as discussões neste espaço formativo. Lança um olhar sobre as inúmeras possibilidades que o campo da Educação oferta a professores e profissionais da área, percebendo a pesquisa como condição essencial de uma educação de qualidade, entendendo que a aplicação é um meio para descobertas, mudança de sentidos e etc e que considerem as ‘novas’ tendências, como processos que afirmem uma educação antirracista, de afetos e de cuidado à saúde mental, de entendimento sobre as artes, a política e a ciência, ou seja, uma educação que afirme a cidadania planetária, cosmopolita, acolhedora da diferença dentro de seus territórios. Uma educação que afirme o papel do professor diante de uma educação para o século 21 - como afirmam os documentos internacionais, na perspectiva da inclusão, da equidade e da sustentabilidade - que promova a união entre a universidade, sociedade e educação básica, alterando a condição de vida da comunidade e contribuindo para a democracia. No cenário em que a inovação parece ser uma forte tendência, essa publicação teve o intuito de compartilhar a produção de conhecimentos que percebem a educação como um ato de resistência a modelos, aos ataques à ciência e ao negacionismo que invadem a sociedade. Optamos por organizar a ordem dos capítulos do livro “Educação: pesquisa, aplicação e novas tendências” em quatro eixos temáticos, a saber: Educação básica; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Ambiental e Ensino Superior. Nossos agradecimentos a todas as autoras e autores, especialmente das regiões norte e nordeste brasileiras, pelas valiosas contribuições e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que este livro sirva como inspiração para estudantes, professores e pesquisadores dos diversos níveis de ensino e demais profissionais da Educação.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

22 Capítulos

Capítulo 1

ALFABETIZAÇÃO SÓCIO CIENTÍFICA: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IRITUIA-PÁ

Rodrigues, Cinthia de Oliveira
Oliveira, Antonio Gleice Almeida de
Pereira, Ana Alice Nunes
10.37885/220207651
Capítulo 2

FORMAÇÃO CONTINUADA COM A EQUIPE PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASTELO/ES: OS CUIDADORES E AS REDES DE APOIO À ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Vargas, Paulo Roberto Bellotti
10.37885/220107160
Capítulo 3

PBL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Castro, Eder Alonso
Ferreira, Cleber dos Santos
10.37885/220107116
Capítulo 4

IMPACTO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Santos, Samara Celestino dos
Carneiro, Francisca Samara Avelino
Sousa, Rossana Vescya Formiga de
Braga, Fernanda Lira
Nunes, Ana Clara Cassimiro
Gois, Pamela Karina de Melo
Souto, Giulyanne Maria Silva
Melo, Gertrudes Nunes de
10.37885/220308317
Capítulo 5

EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: CONCEPÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL COM BASE NO COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS

Desidério, Vanessa
10.37885/220408497
Capítulo 6

LITERATURA INFANTOJUVENIL DE AUTORIA NEGRA: RETRATO DOS ANOS 2010 A 2020

Santos, Ana Fátima Cruz dos
10.37885/220408491
Capítulo 7

LER E CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELAS PROFESSORAS EM SALA DE AULA

Pazinato,Marina Julia
Wiebusch
10.37885/220308093
Capítulo 8

O PAPEL DA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Balaban, Dayane Gomes Barros
10.37885/211106564
Capítulo 9

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA EDUCAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO OU PARA A VIDA

Schneider, André Jacó
10.37885/220308293
Capítulo 10

USO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Cantanhêde, Sildiane Martins
Barroso, Ariane Alves Cortez
Silva, Giovani Pessoa da
10.37885/220408515
Capítulo 11

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE UM E-BOOK COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS

Martinelli-Lemos, J.M.
Raiol, H.J.C
Oliveira, D.B.
10.37885/220308437
Capítulo 12

DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MATO GROSSO

Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Casagrande, Ana Lara
Jesus, Aniele Maria Moreira de
Silva, Leticia Maia da
Torres, Pedro Amilton
10.37885/220308295
Capítulo 13

RETOMADA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Hoeller, Silvana Cassia
Fagundes, Maurício Cesar Vitória
10.37885/220308233
Capítulo 14

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Moura, C.
Palinski, V. C.
Bervian, P. V.
10.37885/220408531
Capítulo 15

ECODIVERSÃO: JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO E O APRENDIZADO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS

Martinelli-Lemos, J.M.
Ferreira Junior, P.R.S.
Oliveira, D.B.
10.37885/220408471
Capítulo 16

A POTENCIALIDADE DOS FILMES COMERCIAIS COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CONTEXTO ESCOLAR

SOUZA, K, de
UHMANN, R, I, M.
10.37885/220408560
Capítulo 17

CARACTERÍSTICAS DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Wagner, Flávia
Souza, Salete Ceclília de
10.37885/220207568
Capítulo 18

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Santos, Tales Ramos Monteiro dos
10.37885/220207661
Capítulo 19

AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA MODALIDADE EAD NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

LARA, Julio Cezar de
CORREIA, Hemily L. de Souza
10.37885/220207693
Capítulo 20

A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR E O MOVIMENTO DE UNIVERSIDADES PROMOTORAS DA SAÚDE: CONCEITOS, CONSTRUÇÃO E DESAFIOS

Damasceno, Denys do Livramento
Pimentel, Adriana Miranda
10.37885/211106692
Capítulo 21

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE EXPERIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Mariotti De Santana, Maria Teresa Brito
Carvalho, Vínícius Pereira de
Santos, Alisson dos Anjos
Romano, Cátia Maria Costa
10.37885/220207743
Capítulo 22

LIVRO TEXTO: UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AMPLIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE BNCC

MACHADO, M.F.
MACHADO, R.S.
ALVES, E. F.
10.37885/220308353