LER E CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELAS PROFESSORAS EM SALA DE AULA

Code: 220308093
8
7
Título

LER E CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELAS PROFESSORAS EM SALA DE AULA

Autores(as):
  • Marina Julia Pazinato

    Pazinato,Marina Julia

  • Andressa Wiebusch

    Wiebusch

DOI
10.37885/220308093
Publicado em

01/05/2022

Páginas

89-102

Capítulo

7

Resumo

Objetivo: conhecer os métodos que os professores utilizam para desenvolver o interesse pela leitura na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: Identificar os fundamentos teóricos utilizados pelos professores como subsídio à prática de contar histórias na primeira etapa da Educação Básica; Analisar como é articulado o trabalho com as contações de histórias na sala de aula e investigar alternativas pedagógicas que os docentes apropriam-se para qualificar o trabalho pedagógico com as contações de histórias. Metodologia: Foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e a coleta de dados também ocorreu por meio de um questionário para professoras da Educação infantil.Resultados: Por meio deste estudo, evidenciamos que, para que o docente realize um trabalho efetivo com as contações de histórias na Educação Infantil, é fundamental que ele tenha hábito de leitura e que, consiga demonstrar isso aos alunos de um modo positivo, em razão dos discentes adquirirem o gosto pela leitura na infância. Conclusão: As contações de histórias, quando realizadas pelos professores, diariamente, enriquecem as experiências dos discentes, configurando-se como base à construção do aluno leitor.

Palavras-chave

Educação Infantil, Contações de histórias, Formação do leitor, Estratégias didáticas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.