A POTENCIALIDADE DOS FILMES COMERCIAIS COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CONTEXTO ESCOLAR

Code: 220408560
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Título

A POTENCIALIDADE DOS FILMES COMERCIAIS COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CONTEXTO ESCOLAR

Autores(as):
  • Karla de Souza

    SOUZA, K, de

  • Rosangela Inês Matos Uhmann

    UHMANN, R, I, M.

DOI
10.37885/220408560
Publicado em

01/05/2022

Páginas

227-250

Capítulo

16

Resumo

O presente estudo consiste em demonstrar a importância que os filmes comerciais de Educação Ambiental (EA) tem para o contexto escolar, pois analisando o nosso cenário atual, urge adentrarmos na EA como potencializadora do processo de sensibilização dos alunos, levando em consideração o entendimento dos problemas ambientais. Por isso a importância de reforçar em sala de aula, o trabalho dos conteúdos relacionados à EA, o que requer o auxílio dos recursos midiáticos que ajudam o aluno a desenvolver o conhecimento relacionando ao conteúdo que está sendo trabalhado. Ao analisar a importância que os filmes comerciais com foco na EA têm para o contexto escolar que verificamos nos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) o uso dos mesmos com foco na EA. A metodologia utilizada para esta pesquisa consistiu em selecionar trabalhos da ANPED dos últimos 10 anos (2010-2019) do Grupo de Trabalho (GT) 22 da EA que resultou num total de cinco trabalhos (com seis mídias) que apresentavam recursos midiáticos como possibilidade para o trabalho de forma didática. Assim, concluímos que a utilização dos recursos midiáticos em sala de aula auxilia na compreensão dos alunos, aliando o conteúdo à temática da EA, como é o caso dos filmes comerciais, vídeos e/ou documentários, no qual a contextualização e o questionamento ajudam a manter alunos e professor vigilantes ao tema da EA. Portanto, a utilização dos recursos midiáticos potencializa o trabalho da EA em contexto escolar, visto desenvolver a sensibilidade relacionada aos problemas ambientais, que são urgentes na contemporaneidade.

Palavras-chave

Recursos midiáticos, Contextualização, Questões ambientais.

Autor(a) Correspondente
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