AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA MODALIDADE EAD NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Code: 220207693
8
2
Título

AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA MODALIDADE EAD NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores(as):
  • Julio Cezar de Lara

    LARA, Julio Cezar de

  • Hemily Lohainy de Souza Correia

    CORREIA, Hemily L. de Souza

DOI
10.37885/220207693
Publicado em

01/05/2022

Páginas

274-284

Capítulo

19

Resumo

Em um momento pandêmico, o processo educacional está mudando. O usuário (aluno) precisa interagir com uma máquina (computador) conectada a uma rede (internet) e os professores e técnicos precisam utilizar de diversas técnicas e abordagens pedagógicas. Este artigo tem como objetivo reconhecer os aspectos presentes na abordagem pedagógica utilizada na modalidade de EaD oferecida pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Através de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativa, empregando dados da Avaliação Institucional de 2018/2, a pesquisa demonstrou que existe uma média baixa de interação entre professor/tutor e aluno e uma média alta de realização de feedback, o que indica que a abordagem pedagógica da instituição está na interface entre uma “Escola Virtual” e o “Estar Junto Virtual”.

Palavras-chave

Avaliação Institucional, Broadcast, Escola Virtual, Estar Junto Virtual.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.