PBL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Code: 220107116
10
0
Título

PBL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores(as):
  • Eder Alonso Castro

    Castro, Eder Alonso

  • Cleber dos Santos Ferreira

    Ferreira, Cleber dos Santos

DOI
10.37885/220107116
Publicado em

01/05/2022

Páginas

37-46

Capítulo

3

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar as impressões de estudantes sobre a metodologia Problem-based learning – PBL aplicada aos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Alimentos no ano de 2020 no Instituto Federal de Brasília – IFB. O método utilizado na pesquisa foi o descritivo com análise qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. Os resultados alcançados foram a aprovação da maioria dos estudantes na aplicação desta metodologia, que embora tenha sido implementada de forma repentina e em uma emergência, contou com mais resultados positivos do que negativos. Dentre as conclusões podemos ressaltar como a mais importante a capacidade de auto-organização alcançada pelos estudantes e a aplicação dos conhecimentos acadêmicos em problemas da vida real.

Palavras-chave

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino Médio Integrado, Interdisciplinaridade, Problem-based learning.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.