EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Code: 220408531
Downloads
8
Views
1
Compartilhe
Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores(as):
  • Claudia Moura

  • Vanessa Cléia Palinski

  • Paula Vanessa Bervian

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220408531
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    185-196

    Capítulo

    14

    Resumo

    A Educação Ambiental (EA) contribui para uma ação educativa na formação de cidadãos conscientes que possam tomar decisões coerentes referentes ao meio ambiente. Este estudo investigou a EA no Ensino de Ciências (EC) e Ensino de Biologia (EB) bem como identificou como a EA vem sendo trabalhada e abordada como estratégia nos processos de ensino e aprendizagem. Realizamos uma análise documental a partir das publicações da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) no período de 2004 a 2015. Utilizamos a análise de conteúdo para a compreensão do corpus textual. Dentre os 614 artigos, 36 relacionam-se à temática abordada, os quais foram categorizados a partir dos níveis educacionais: Ensino Infantil (1:36), Ensino Fundamental (4:36), Ensino Médio (2:36), Educação de Jovens e Adultos (EJA) (6:36), Geral (2:36), Ensino Superior (13:36) e Formação Continuada de Professores (8:36). Também identificamos as instituições e as modalidades didáticas envolvidas nesta temática. Evidenciamos maior número de pesquisas na região Sul do país e uma diversidade de modalidades didáticas. Depreendemos que os aspectos identificados contribuem para um panorama sobre a temática em questão que necessita ser desenvolvida em todos os níveis educacionais desde a Educação Infantil.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Temática Ambiental.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.