CARACTERÍSTICAS DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Flávia Wagner
Wagner, Flávia
Salete Ceclília de Souza
Souza, Salete Ceclília de
01/05/2022
251-264
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O presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento de características das comunidades de aprendizagem no ensino superior, buscando compreender os fundamentos e as práticas que embasam a ação na academia. O que caracteriza as comunidades de aprendizagem no ensino superior? A metodologia foi uma revisão sistemática sobre a temática das comunidades de aprendizagem no ensino superior. Esse tipo de estudo ajuda a caracterizar conceitos importantes, a identificar os estudos realizados, indicando novas pesquisas. Utilizamos as seguintes palavras-chave para a busca: comunidades virtuais/online, comunidades de práticas, comunidades de aprendizagem e comunidades em rede. As interpretações trouxeram 5 características das comunidades de aprendizagem no ensino superior: 1) Tipologias que representam as comunidades de aprendizagem; 2) Fundamentos teóricos para a criação de comunidades de aprendizagem; 3) Objetivos das comunidades de aprendizagem estão no desenvolvimento sociocultural e cognitivo; 4) A base das comunidades de aprendizagem está na cooperação e na colaboração; 5) Identificação e Práticas de Comunidades de aprendizagem no Ensino Superior. Os estudos apontam que as comunidades de aprendizagem no ensino superior possuem um potencial para provocar mudanças na prática, por meio do diálogo, da cooperação e da colaboração entre os pares. As práticas evidenciam a criação de estratégias de trabalhos colaborativos e desenvolvimento de competências e habilidades sociais e de autoformação continuada.
comunidades de aprendizagem, ensino superior, aprendizagem cooperativa e colaborativa.
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