ECODIVERSÃO: JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO E O APRENDIZADO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS

Code: 220408471
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Título

ECODIVERSÃO: JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO E O APRENDIZADO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS

Autores(as):
  • Paulo Roberto de Souza Ferreira Junior

    Ferreira Junior, P.R.S.

  • Danielly Brito de Oliveira

    Oliveira, D.B.

  • Jussara Moretto Martinelli-Lemos

    Martinelli-Lemos, J.M.

DOI
10.37885/220408471
Publicado em

01/05/2022

Páginas

197-226

Capítulo

15

Resumo

O ensino dos biomas brasileiros na educação básica contribui para o melhor conhecimento sobre as principais ameaças à biodiversidade, bem como a sensibilização sobre as medidas possíveis para a conservação de espécies e ecossistemas. No entanto, o conteúdo relativo aos biomas brasileiros no ensino médio é pautado principalmente nos livros didáticos básicos, limitados sobretudo aos ecossistemas continentais. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar os resultados da investigação do uso de um jogo de tabuleiro como estratégia lúdica de ensino-aprendizagem sobre os biomas brasileiros, que apresenta uma abordagem diferenciada sobre cada bioma, inclusive conservação de espécies e ecossistemas, e principais ameaças à biodiversidade, contextualizado com pesquisas científicas recentes. O jogo de tabuleiro Ecodiversão foi desenvolvido por alunos do 2º ano do Ensino Médio Integral de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada em Belém-Pará, com IDEB de 3.2 em 2017. A sequência didática para o desenvolvimento do jogo bem como a sua aplicação na turma incluiu quatro aulas de 50 minutos cada. Foi elaborado um Guia Didático com a descrição detalhada de cada etapa da sequência. Para a avaliação da aprendizagem dos estudantes, foi aplicado ao final da sequência didática proposta um questionário semiestruturado versando sobre a atividade com o jogo de tabuleiro e também sobre o conteúdo específico de biomas brasileiros. Adicionalmente, foram consideradas na análise dos dados as observações e registros realizados pelo docente responsável. A utilização do Ecodiversão resultou em maior interação professor-aluno, com participação ativa dos estudantes em todas as etapas do processo, desde a elaboração do guia didático até a aplicação do jogo, estimulando o espírito crítico e questionador. Outro aspecto inovador foi a inserção dos biomas “águas continentais” e “costeiro/marinho” dentre os biomas trabalhados no Ensino Médio, uma vez que são ecossistemas não relacionados como tal nos livros adotados pela escola, instigando os estudantes a uma prática investigativa, buscando por informações para além do que está proposto nos livros didáticos e nas aulas tradicionais de ecologia.

Palavras-chave

Biomas, Alunos, Jogo, Tabuleiro, Ensino, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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