EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: CONCEPÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL COM BASE NO COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS

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Título

EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: CONCEPÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL COM BASE NO COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS

Autor(a):
  • Vanessa Desidério

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220408497
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    64-78

    Capítulo

    5

    Resumo

    O presente relato apresenta experiências ocorridas no período de 2015 a 2021 através de projetos integradores, de pesquisa, de ensino e extensão incluindo a temática “educação empreendedora” no contexto da educação profissional. Alguns desses projetos eram parte de um componente curricular obrigatório, por exemplo, projeto integrador cuja âncora é a disciplina empreendedorismo e outros era uma atividade independente, cuja adesão era voluntária. As experiências de educação empreendedora se deram em duas abordagens: economicista e/ou social, a economicista ocorria quando o foco era desenvolver por meio da práxis uma cultura de empreendedorismo mercantilista com a venda de um produto ou serviço seja por meio de Feiras de negócios, Empresa estudantil, Simulação empresarial ou outra ação que fomente a lucratividade e desenvolvimento das Características do Comportamento Empreendedor (CCEs). A abordagem social era decorrente da percepção de um problema da sociedade que precisava ser resolvido de forma inovadora e coletiva, onde os alunos observam a sua realidade, realizam visitas, investigam um dado problema e propõem soluções conjuntas, seja por meio de liderança comunitária, parceria com escolas e moradores ou em busca de soluções junto a representantes sociais. Percebeu-se no relato de experiências que as duas abordagens se mostraram oportunas para aplicação da educação empreendedora e demostram mudanças no comprometimento dos alunos. Se por um lado, alguns alunos se identificam mais com a abordagem economicista, outros se dedicam mais a abordagem social, dar a eles a oportunidade de escolha faz parte do processo emancipatório. Observou-se que o perfil do aluno, sua forma de enxergar a realidade e a sua disposição para resolver problemas tem forte ligação com formação que ele irá desenvolver, conclui-se que há uma conexão com a educação integral no sentido de despertar no aluno o desejo de se desenvolver em todas as dimensões, pois a fala dos alunos muda na medida que ele busca sua emancipação social, política e econômica.

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    Palavras-chave

    Educação, Empreendedorismo, Experiências.

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