TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE UM E-BOOK COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS
TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE UM E-BOOK COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS
Héricton João da Costa Raiol
Jussara Moretto Martinelli-Lemos
Danielly Brito de Oliveira
01/05/2022
137-159
11
Como se dão as relações de ensino-aprendizagem, utilizando-se de um e-book produzido como recurso pedagógico para as aulas de biomas no Ensino Médio? Em uma tentativa de investigar aspectos relevantes ao ensino-aprendizagem, objetivou-se utilizar a temática “biomas brasileiros” a partir da utilização de um e-book como recurso pedagógico. Para tanto, primeiramente, foi realizado um levantamento dos conceitos sobre biomas, biologia e conservação de espécies animais abordados nos livros-texto do Ensino Médio e, sobretudo, a forma como este conteúdo é disponibilizado aos alunos pelo livro didático. A segunda etapa da pesquisa envolveu a elaboração/construção de um livro digital (e-book) sobre os biomas brasileiros, com uma nova proposta de apresentação do conteúdo relacionado a esta temática, de forma contextualizada com pesquisas científicas recentes, procurando integrar conhecimentos sobre biologia, ecologia e conservação de espécies animais características da fauna brasileira. A escola localiza-se na Zona Costeira do Norte do Brasil sem avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A aula de aplicação do e-book foi sistematizada em 90’ através de uma orientação didática dividida em: Brainstorming (15’), Socialização/Leitura/Manuseio do e-book em grupo (20’), Socialização no Mapa (35’) e Correção/aplicação do questionário (20’). A proposta do livro digital gratuito tem por finalidade aproximar os recursos digitais ao contexto educacional e convívio escolar, tendo em vista as novas tecnologias integrarem o cotidiano da maioria dos nossos estudantes. Após a utilização do livro digital em sala de aula, foram levantadas informações sobre o seu uso, através da análise textual. Também foi avaliada a importância do seu uso por meio da aplicação de questionários direcionados aos alunos, com o objetivo de validar o conteúdo deste instrumento (livro digital) para o processo de ensino-aprendizagem dos biomas brasileiros em escolas de Ensino Médio da Rede Estadual. A utilização do e-book foi uma prática motivadora da aprendizagem quando agregado a uma atividade dinâmica (lúdica), que foi a socialização do aprendizado no mapa proposto. Consideramos que a inserção da TIC através da utilização do e-book é uma das possíveis soluções para a melhoria do ensino de Biologia, que ainda encontra dificuldades para sua implementação em muitas escolas do Brasil.
Ler mais...Biomas Brasileiros, Ensino de Biologia, Ensino-aprendizagem, TIC, Livro Digital.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.