TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE UM E-BOOK COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS

Code: 220308437
Downloads
35
Views
9
Compartilhe
Título

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE UM E-BOOK COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS

Autores(as):
  • Héricton João da Costa Raiol

  • Jussara Moretto Martinelli-Lemos

  • Danielly Brito de Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220308437
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    137-159

    Capítulo

    11

    Resumo

    Como se dão as relações de ensino-aprendizagem, utilizando-se de um e-book produzido como recurso pedagógico para as aulas de biomas no Ensino Médio? Em uma tentativa de investigar aspectos relevantes ao ensino-aprendizagem, objetivou-se utilizar a temática “biomas brasileiros” a partir da utilização de um e-book como recurso pedagógico. Para tanto, primeiramente, foi realizado um levantamento dos conceitos sobre biomas, biologia e conservação de espécies animais abordados nos livros-texto do Ensino Médio e, sobretudo, a forma como este conteúdo é disponibilizado aos alunos pelo livro didático. A segunda etapa da pesquisa envolveu a elaboração/construção de um livro digital (e-book) sobre os biomas brasileiros, com uma nova proposta de apresentação do conteúdo relacionado a esta temática, de forma contextualizada com pesquisas científicas recentes, procurando integrar conhecimentos sobre biologia, ecologia e conservação de espécies animais características da fauna brasileira. A escola localiza-se na Zona Costeira do Norte do Brasil sem avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A aula de aplicação do e-book foi sistematizada em 90’ através de uma orientação didática dividida em: Brainstorming (15’), Socialização/Leitura/Manuseio do e-book em grupo (20’), Socialização no Mapa (35’) e Correção/aplicação do questionário (20’). A proposta do livro digital gratuito tem por finalidade aproximar os recursos digitais ao contexto educacional e convívio escolar, tendo em vista as novas tecnologias integrarem o cotidiano da maioria dos nossos estudantes. Após a utilização do livro digital em sala de aula, foram levantadas informações sobre o seu uso, através da análise textual. Também foi avaliada a importância do seu uso por meio da aplicação de questionários direcionados aos alunos, com o objetivo de validar o conteúdo deste instrumento (livro digital) para o processo de ensino-aprendizagem dos biomas brasileiros em escolas de Ensino Médio da Rede Estadual. A utilização do e-book foi uma prática motivadora da aprendizagem quando agregado a uma atividade dinâmica (lúdica), que foi a socialização do aprendizado no mapa proposto. Consideramos que a inserção da TIC através da utilização do e-book é uma das possíveis soluções para a melhoria do ensino de Biologia, que ainda encontra dificuldades para sua implementação em muitas escolas do Brasil.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Biomas Brasileiros, Ensino de Biologia, Ensino-aprendizagem, TIC, Livro Digital.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar