REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS SOBRE/PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE

Code: 262-389
83
254
Título

REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS SOBRE/PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE

ISBN

978-65-5360-207-6

DOI
10.37885/978-65-5360-207-6
Publicado em

01/11/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

148

10

1

1

Organizador(a):
  • Jónata Ferreira de Moura

    Jónata Ferreira de Moura

Apresentação

Esta coletânea constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se interessam pela Educação Matemática. Por isso, os textos aqui reunidos, pretendem divulgar os resultados de pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática na Educação Básica, estimulando o intercâmbio de experiências de sala de aula com o ensino da matemática nos distintos níveis e modalidades de ensino. Outro objetivo do livro é discutir o ensino e a aprendizagem da matemática em tempos pandêmicos e em diferentes cenários, assim como aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas educacionais ligadas à área da Educação Matemática, para divulgar práticas e projetos de inovação no ensino presencial ou a distância da Educação Matemática. Os textos versam sobre a formação do professor que ensina matemática, assim como a atuação de egressos dos cursos de licenciatura em matemática (presencial ou em EAD) e curso de licenciatura em pedagogia ensinando matemática. Outro conjunto de textos trata da importância das políticas públicas de formação inicial de professores, como o Programa Observatório da Educação, resultado da parceria entre a Capes, o INEP e a SECADI; e o Programa de Residência Pedagógica, que é um programa da Capes, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica para estudantes das licenciaturas atuarem em escolas públicas, aproximando-os da sala de aula da escola básica brasileira. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que este livro seja um dispositivo didático-pedagógico para estudantes, professores e pesquisadores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática, para alimentar problematizações e discussões sobre a Educação Matemática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

10 Capítulos

Capítulo 1

ARTICULAÇÕES INSTITUCIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

GAMA, Renata Prenstteter
10.37885/220910223
Capítulo 2

LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA EM FOCO: OLHARES INVESTIGATIVOS

Araújo, Sarah Mendonça de
Gonçalves, Elivelton Henrique
Marco, Fabiana Fiorezi de
10.37885/220909973
Capítulo 3

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RUPTURAS, ELOS, CAMINHOS E PERCALÇOS ENTRE OS SABERES APREENDIDOS E ENSINADOS

CASTRO, R. S.
MACIEL, Letícia Baluz
10.37885/220809819
Capítulo 4

A ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA AS IDEIAS E PRÁTICAS MATEMÁTICAS

Castro, R. S.
10.37885/220809833
Capítulo 5

RECURSOS DIDÁTICOS E A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tavares, Simone Costa
Vale, Jesiane Calderaro Costa
10.37885/220910258
Capítulo 6

O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

LOPES, M. R. S
MOURA, J.F
10.37885/220910264
Capítulo 7

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PANDEMIA DA COVID-19

Tavares, José Miguel Rodrigues.
Almeida, Crizante Simão.
Moura, Jónata Ferreira de.
10.37885/220910364
Capítulo 8

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS TRABALHANDO COM POSSIBILIDADES

BARROS, Gilcimara dos Santos
MOURA, Jónata Ferreira de.
10.37885/220709443
Capítulo 9

APONTAMENTOS DE UMA QUESTÃO CURRICULAR NO ESTADO DO MARANHÃO, ENVOLVENDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MARANHENSIDADE EM QUESTÃO

Sousa, Mariana Ribeiro Cardoso
Moura, Jónata Ferreira de
10.37885/220809905
Capítulo 10

MULTIPLICANDO E DIVIDINDO COM MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BRITO, John Jamerson da Silva
MOURA, Jónata Ferreira de
10.37885/220910190