A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RUPTURAS, ELOS, CAMINHOS E PERCALÇOS ENTRE OS SABERES APREENDIDOS E ENSINADOS

Code: 220809819
4
0
Título

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RUPTURAS, ELOS, CAMINHOS E PERCALÇOS ENTRE OS SABERES APREENDIDOS E ENSINADOS

Autores(as):
  • Raimundo Santos De Castro

    CASTRO, R. S.

  • Letícia Baluz Maciel

    MACIEL, Letícia Baluz

DOI
10.37885/220809819
Publicado em

01/11/2022

Páginas

47-56

Capítulo

3

Resumo

Este texto é fruto de projeto de pesquisa desenvolvido por membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática – GEPEM, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo. A pesquisa buscou compreender se e como as rupturas, os elos, os caminhos e os percalços entre os conhecimentos apreendidos durante o curso e os desenvolvidos/apreendidos posteriormente ao curso por seus egressos se consolidam em suas práticas profissionais cotidianas. Desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, fazendo uso de questionário e entrevistas como técnicas de coleta de dados. O público analisado no presente estudo se caracteriza por alunos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, que já atuam como professor. Consta–se que projetos como o PIBID, PIBIC e o Residência Pedagógica, podem proporcionar já na formação inicial a possibilidade destes estudantes adentrarem no campo da atuação profissional e proporcionou aos hoje professores e/ou professoras de matemática, a experiência de prática docente que, de alguma forma, auxiliou no entendimento das situações cotidianas da sala de aula. Palavras-Chave: Matemática; Formação de Professores; Educação Matemática.

Palavras-chave

Matemática, Formação de Professores, Educação Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.