A ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA AS IDEIAS E PRÁTICAS MATEMÁTICAS

Code: 220809833
9
0
Título

A ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA AS IDEIAS E PRÁTICAS MATEMÁTICAS

Autor(a):
  • Raimundo Santos De Castro

    Castro, R. S.

DOI
10.37885/220809833
Publicado em

01/11/2022

Páginas

57-72

Capítulo

4

Resumo

Este texto é oriundo de estudos desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA, na linha de pesquisa em Etnomatemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, por meio do Projeto de Pesquisa intitulado “Etnomatemática: estudos, ideias e perspectivas”, subprojeto “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para a Etnomatemática”. Busca, por meio de pesquisa bibliográfica, contribuir para ampliar os sentidos da ideia do Programa Etnomatemática. Para tanto, dentre outros, apoia-se em autores como Bandeira (2016), D’Ambrósio (2008), (2014) e (2019), Castro (2011) e (2016), Vilela (2007) e (2013), Rosa e Orey (2018) e Damásio Junior (2014). Discute o Programa Etnomatemática e as relações possíveis com a formação de professores de matemática destacando, dentre outras coisas, as relações construídas nos contextos socioculturais visando favorecer a compreensão acerca da existência de diversas formas de matematizar e contribuindo para o entendimento dos processos, códigos, formas e conteúdo das diversas matemáticas.

Palavras-chave

Etnomatemática, Formação de Professores, Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.